Estudo relaciona ingestão de batata frita a doenças mentais; entenda

Se você costuma consumir batatas fritas com frequência, talvez seja necessário repensar seus hábitos alimentares.

A culinária é extremamente diversificada em diferentes culturas e regiões do mundo. Com o passar dos anos, os costumes alimentícios têm mudado, principalmente com a criação de fast-foods e outras comidas de ingestão rápida e fácil.

Um dos alimentos mais comuns, que consegue passar por praticamente todas as formas de culinária, é a batata. A maneira mais corriqueira de preparo desse tubérculo é na fritura, isto é, as fatias de batata são banhadas em óleo quente e posteriormente temperadas com sal ou outros condimentos.

Embora o vegetal traga diversos benefícios à saúde, o consumo de batata frita pode trazer mais malefícios do que benefícios, indo muito além do índice calórico.

Estudo associa batatas fritas a doenças psicológicas

Esse alimento de fácil plantio e extrema popularidade no planeta, sendo consumido por centenas de milhões de pessoas todos os dias, pode até ser delicioso, mas também pode causar problemas que talvez não valham seu sabor.

Um recente estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e feito por pesquisadores de Hangzhou, na China, revelou que a ingestão de frituras, em especial, de batatas fritas, está relacionada ao diagnóstico de ansiedade e depressão.

O estudo avaliou 140.728 indivíduos por quase 12 anos. Dentre as pessoas que consumiam frituras, foram registrados 12.735 casos de depressão e 8.294 casos de ansiedade, com um aumento de 2% no risco de depressão para aqueles que consumiam batatas fritas em comparação com quem consumia carne branca frita.

Motivos e conclusões

Estudo relaciona ingestão de batatas fritas à doenças cerebrais
Foto: Kmpzzz/Shutterstock

Os cientistas alegam que a alta exposição a um contaminante do processo de fritura, a acrilamida, altera o metabolismo de lipídeos do cérebro e causa neuroinflamação.

Contudo, a equipe de pesquisa alerta que não há uma relação comprovada de causa e efeito entre o consumo de batatas fritas e o desenvolvimento dessas doenças.

Existem dois caminhos possíveis: ou o consumo de frituras realmente aumenta o risco das doenças associadas, ou então a ingestão do alimento está relacionada com o alívio e sensação de reconforto que pessoas com depressão e ansiedade buscam.

Sendo assim, ainda são necessárias mais investigações na área para a comprovação dos efeitos dessa comida.

você pode gostar também