É proibido! 5 assuntos que você JAMAIS deve perguntar a chatbots como o ChatGPT
Veja a lista de assuntos para evitar ao usar chatbots como o ChatGPT!
O ChatGPT e outros chatbots caíram nas graças do público recentemente. Isso depois que professores descobriram que alunos usavam o ChatGPT para criar redações. Agora, diversas Inteligências Artificiais (IA) estão disponibilizadas na internet para quem quiser usar.
Entretanto, sabemos como esses tipos de programas acabam respondendo a todo tipo de perguntas. Por isso, existem cinco assuntos que você deve evitar ao entrar em contato com os chatbots.
Isso porque, embora sejam avançados, eles têm limitações para responder a alguns tipos de perguntas. Confira agora quais assuntos você não deve abordar com eles.
1. Opiniões políticas
O primeiro, e talvez mais polêmico, assunto que deve ser evitado ao falar com um chatbot é pedir opiniões políticas. Isso porque, dependendo de como for a programação da IA, informações ultrapassadas podem ser usadas. E isso contribui para as fakes news.
Além disso, é possível que a IA lhe dê uma resposta padrão, como falar que, por ser um modelo de inteligência artificial, ela não tem opinião formada. Então, é um assunto que é bom evitar para maiores problemas.
2. Conselhos legais
Você está com problemas na Justiça ou precisa tirar alguma dúvida? Definitivamente, não use nenhum tipo de chatbot para sanar esse tipo de pergunta. Isso porque as inteligências artificiais não contam com raciocínio lógico para poder ajudá-lo(a) de forma mais efetiva.
Outro ponto importante para se destacar é que, dependendo de como ela interpreta sua pergunta, pode lhe dar um direcionamento errôneo. Sendo assim, sempre busque um advogado de confiança para tirar suas dúvidas da melhor forma possível.
3. Diagnósticos médicos
É muito comum pesquisar sintomas e doenças no Google, mesmo que não seja recomendado. O mesmo acontece com os chatbots, uma vez que eles não são capazes de diagnosticar com precisão.
Além disso, dependendo da doença, apresenta os mesmos sintomas que outras e precisam de um especialista para entender o caso.
Outro motivo para evitar esse assunto é que o software dos chatbots não conhece todas as condições médicas. Isso pode levar a um diagnóstico errado e causar problemas, além de indicar medicamentos errados e ineficazes contra o tratamento adequado.
4. Fatos recentes
Por mais que as inteligências artificiais possam ser algo muito atual, você falar sobre assuntos recentes pode não ser uma boa ideia. Isso porque muitas programações usam conteúdos mais datados. Por exemplo, o ChatGPT utiliza dados publicados até 2021.
Isso pode ser um problema, uma vez que pode gerar fake news e baixa credibilidade ao repassar as informações. Outro ponto é que os textos dados pelos chatbots não são escritos nem verificados por jornalistas, o que pode causar divergências no repasse de notícias.
5. Reviews de aparelhos
Nunca peça para um chatbot avaliar uma compra ou um aparelho que você tenha. Para esse tipo de coisa, é necessária a experiência pessoal do usuário, além do uso contínuo do objeto.
O chatbot não pode lhe oferecer isso, afinal, ele é uma máquina. Não tem como ele oferecer esse tipo de ajuda se ele não teve contato com o aparelho.
Os modelos de programação dos chatbots não podem provar, ouvir nem replicar sua experiência pessoal com o aparelho. Por isso, é muito importante que você se baseie em informações dadas por seres humanos.