Perfis que compartilhavam fake news sobre causas ambientais foram derrubados pelo Facebook

Os perfis falsos postavam memes e conteúdos a favor do desmatamento, criticavam organizações contrárias as queimadas. Confira!

Perfis falsos que disseminavam fake news sobre causas ambientais foram derrubados no Facebook e Instagram. A ação se deu após uma operação feita pela Graphika – contratada pelo Facebook, que atraiu perfis fakes com a criação de páginas de ONGs e perfis de ativistas de questões ambientais no Amazonas.

Leia mais: Autoridades do Reino Unido realizam a primeira apreensão de Token por fraude

A operação também teve uma primeira fase em 2020, onde houve a tentativa de atrair os fakes com perfis de postagens de memes sobre causas sociais, políticas e sobre a pandemia de corona vírus, porém não teve muito engajamento.

Os perfis falsos postavam memes e conteúdos a favor do desmatamento, criticavam organizações contrárias as queimadas, e ainda espalhavam notícias fakes como argumento a favor do desmatamento, indicando não ser tão prejudicial.

Em alguns casos, eles utilizavam imagens e recortes da mídia tradicional e até do próprio Greenpeace para mais credibilidade. As páginas também elogiavam a atuação do governo no setor ambiental, atuações estas que são criticadas internacionalmente.

Entre as contas falsas derrubadas, estavam 14 contas e 9 páginas no Facebook, e 39 perfis no Instagram.
Algo que chamou atenção dos investigadores foi o nome das páginas, como “Amazônia Sustentável”, “NaturAmazon” e “Verde Mais”, e todas elas contavam com endereços completamente errados.

Nas contas eram postadas notícias falsas e altas críticas a ONGs legítimas, e até mesmo acusações de desvio de dinheiro pelas instituições. Estatísticas que favoreciam o governo também eram compartilhadas, mutas delas falsas e com logomarcas e links que passavam credibilidade.

As investigações apontaram dois nomes responsáveis pelos fakes, nos quais ainda não foram divulgados. Os dois homens estavam ligados ao Exército Brasileiro até 2021, e as investigações seguem para saber se eles agiam por conta própria ou por mando de terceiros.

você pode gostar também