5 filmes CHOCANTES que retratam ataques a ambientes estudantis
Os filmes abordam, em diferentes perspectivas, a triste história que envolve esses acontecimentos.
Infelizmente, a história de alguns países está marcada pelos atentados em escolas. No Brasil, no dia 27 de março, em uma escola da capital de São Paulo, aconteceu um caso de violência. Um menino de apenas 13 anos esfaqueou um aluno e quatro professores.
Ele foi detido por policiais, mas o caso provocou a morte da professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos. E na manhã da última quarta-feira (5), um homem invadiu uma creche e matou quatro crianças em Blumenau (SC). Depois, entregou-se à polícia.
Muitas dúvidas surgem com esses acontecimentos, principalmente em relação aos motivos que levam ao fato. Nesse sentido, destacamos alguns filmes que abordam a violência escolar.
Filmes que abordam violência escolar
Para entender um pouco mais sobre o assunto, confira alguns filmes que abordam a violência escolar:
1. ‘Elefante’
Esse filme aborda como principal assunto os casos de bullying e o cotidiano dos alunos até o momento do ataque. O massacre aconteceu em uma escola de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos.
Outro ponto abordado é o caminho facilitado para comprar rifles, revólveres e facas. A história é contada pela perspectiva de dois padres responsáveis por enterrar as vítimas.
2. ‘A Vida Depois’
Nesse filme, o telespectador pode ver as consequências emocionais de um tiroteio na vida dos alunos que sobreviveram.
A ideia do longa-metragem não é expor as cenas do massacre, mas, sim, explicar como as pessoas envolvidas na cena conseguiram lidar com o ocorrido.
3. ‘Tiros em Columbine’
Essa história retrata um acontecimento verídico do ano de 1999, o qual foi televisionado. Na ocasião, dois estudantes invadiram o colégio Columbine High School, no Colorado (EUA), e atiraram contra alunos e professores, gerando treze mortes e 23 feridos.
A violência ficou conhecida como “massacre de Columbine”. A produção ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original pelo Sindicato dos Roteiristas da América, o Prêmio Especial de Cannes e o Oscar de Melhor Documentário.
4. ‘A Hora do Desespero’
Esse filme aborda a perspectiva de uma mãe que recebe a informação sobre um ataque na escola de seus filhos. No momento, ela estava distante de casa e busca formas de proteger o filho.
5. ‘Tarde Demais’
Por fim, nessa história, também é apresentada a reação de dois pais ao saberem que a universidade onde o filho estuda virou alvo de um massacre.
Porém, além de receber a confirmação da morte do filho, eles descobrem que ele foi o responsável pelo ataque e tentam entender o motivo.