Fãs acusam Elite de banalizarem a violência sexual

O enredo polêmico retornou com tudo e as críticas também vieram sem muito esforço. Leia mais sobre este momento crucial da série!

As redes sociais estão efervescentes com o lançamento da 5ª temporada de Elite na Netflix. Desde que a primeira temporada da série teen foi lançada na plataforma, alcançou números recordes de horas de visualização, pois oferece aos espectadores um ritmo frenético cheio de ação e romance.

Leia mais: A Série Euphoria é a mais assistida da HBO Max: América Latina

Apesar do sucesso, a 4ª temporada foi criticada, recentemente, pelos que consideravam seus enredos repetitivos.

A trama da atual temporada tem sob os holofotes o personagem Philipe, interpretado pelo ator Pol Granch, que na época das críticas foi alvo de ataques devido aos tweets antigos fascistas e homofóbicos. O personagem de Pol é um membro da realeza francesa que chegou a Las Encinas tentando fugir de um escândalo que envolvia sua família no país.

Durante o desenrolar da série, foi descoberto o motivo que levou Philipe a fugir do país e seria um caso de abuso sexual, ao passo que Cayetana, personagem interpretada pela atriz Georgina Amoros, sua namorada na capital da Espanha, Madri, que também foi vítima dos ataques do príncipe.

O enredo voltou logo no primeiro episódio da sequência, com a projeção de um vídeo dentro de uma festa em que Philipe estava presente, que mostrava uma de suas vítimas na França, acusando-o de tê-la estuprado. As reações de seus amigos foram imediatas e todos começaram rejeitá-lo, porém, todo sofrimento de Philipe foi mostrado em detalhes ao expor suas tentativas frustradas de ser perdoado pelos seus atos.

A situação é contada com o auxílio de duas personagens. Cayetana, que fica obcecada em ajudá-lo a tomar o controle de seus impulsos e também Isadora, a mais nova personagem interpretada por Valentina Zenere.
Os espectadores ficaram mais irritados com a frase da personagem Imperatriz de Ibiza, que protege Philipe desde o princípio de toda a confusão e faz críticas contundentes à cultura do cancelamento.
Philippe estava errado? Pode ser. Ele pediu desculpas? Mil vezes. Para uma pessoa mudar, você tem que deixá-la mudar. Não cancelá-la para a vida como todas essas mulheres loucas estão fazendo” ou “Apoie seu homem. Viva a vida que você tem vontade de viver. Isso é feminismo”. Essas foram algumas das frases ditas pela personagem que gerou tanta revolta no Twitter, que condenaram os produtores de tratar o tema de forma ‘’banalizada’’.
Este foi um dos ‘tweets’ de um espectador da série.

@soyanatolia
Acabei de começar a quinta temporada de #Élite e me recuso a continuar assistindo uma série, com público majoritariamente TEEN, que banaliza o estupro. E bem, uma personagem FEMININA solta que “isso é feminismo” está apoiando o estuprador depois de pedir perdão.

Outro tweet:

@mercheloan
Está me dando uma dor tremenda nesta temporada de Elite devido a como eles estão tratando a questão do estupro.

Eles não apenas mostram o quão ruim um estuprador fica quando as pessoas descobrem, vitimizando-o, eles agora desculpam o estupro COM BEBIDA. Como se apenas bêbados fossem estuprados.

As críticas mais fortes sobre a série defendem o cancelamento da série pela Netflix, que acabou de confirmar que a 6ª temporada irá estrear em 2023.

você pode gostar também