Menos é mais: 5 dicas para maximizar os treinos e minimizar dores e lesões

Fazer um pouco menos pode te ajudar a ter mais resultados; saiba como.

Manter uma rotina de exercícios e dieta não é nada fácil, ainda mais se você tem uma rotina corrida ou tem medo de adquirir lesões e sentir dores após o seu treino na academia ou no Crossfit. Mas o que talvez você ainda não saiba, é que dá para treinar sem se machucar ou sentir dores, e o melhor: é possível evitar essas dores de cabeça e maximizar o seu treino com isso, ou seja, estamos falando do famoso “menos é mais”!

Por isso, a seguir, confira cinco dicas de como maximizar o seu treino, minimizando as suas dores e lesões.

1. Aqueça o seu corpo antes de treinar

Realizar um aquecimento antes de iniciar o seu treino faz com que você eleve a temperatura do seu corpo, sua respiração, frequência cardíaca e pressão arterial. Ademais, o aquecimento provoca vasodilatação, ou seja, faz com que mais oxigênio chegue ao seu músculo, além de promover um metabolismo aeróbico.

Estudos indicam que, devido a todos esses fatores, o aquecimento pode reduzir a probabilidade de lesões e, consequentemente, evita as dores musculares.

2. Evite a sobrecarga sob o seu corpo

Todos os corpos possuem um limite, por isso, é preciso reconhecer o limite do seu, para evitar que as dores e lesões façam parte da sua rotina de treinos.

Com isso, o ideal é que você possa, juntamente com um profissional, dividir o seu treino e determinar a frequência, intensidade e carga, para que, com o decorrer do tempo, você possa ir aumentando esses pontos e acostumando o seu corpo sem sobrecarregá-lo.

3. Tire um tempo para descansar

Como seu corpo não é uma máquina, ele precisa descansar! Ou seja, quando você treina e puxa peso na academia, de certa forma você está “inflamando” o seu músculo, então, deixá-lo descansar fará com que se recupere.

Principalmente pelo fato de que, durante o descanso, a oxigenação aumenta e assim as fibras musculares se recuperam. A não aderência ao descanso pode ocasionar fadiga e até mesmo lesões e muitas dores.

4. Realize os movimentos corretamente

Para evitar lesões musculares e consequentemente aquelas dores absurdas, é preciso que você saiba realizar corretamente os movimentos dos exercícios. Portanto, se você estiver no início ainda, opte por só treinar com o auxílio de um personal.

Além disso, não sobrecarregue o seu corpo com peso enquanto ainda não estiver dominando o movimento, isso fará com que você evite toda e qualquer lesão muscular possível.

5. Invista no calçado ideal para a sua pisada

Saber qual é a sua pisada é essencial para garantir conforto e segurança durante as suas corridas. Assim, você poderá comprar um tênis com o seu tipo de pisada, seja ela pronada, supinada ou normal, e é claro que evitará dores e lesões nos músculos.

você pode gostar também