Proteção contra ataques cibernéticos: 5 dicas para ficar livre de hackers

Veja como você pode estar à frente dos hackers e proteja-se no mundo virtual.

Já foi ou ouviu alguém falar que foi hackeado? Ficou com medo? Confira, nesta matéria, como se preparar para não passar por isso em 2023.

Ficou cada vez mais comum hoje em dia comprar pela internet, principalmente após a pandemia. Outro hábito comum é o compartilhamento de links ou até mesmo aqueles aplicativos que te levam para uma outra página, e todas essas são formas práticas de um hacker fazer suas vítimas.

Também fique atento a seus contatos, pois muitas pessoas atualmente se passam por outras para conseguir informações importantes.

O cibercrime já é algo que tem feito muitas vítimas, e por isso é sempre muito importante saber se proteger desse risco. Foi pensando em te proteger disso que listamos abaixo dicas importantes de como você pode se prevenir dessas verdadeiras dores de cabeça virtuais.

  1. Sempre tenha atualizado o seu software e também os seus aplicativos, pois isso ajuda no melhor desempenho do aparelho e de cada uma dessas ferramentas, evitando, assim, possíveis invasões;
  2. Também tenha o costume de fazer backup regularmente, dessa forma você evita perder todas as informações do seu celular;
  3. Essa pode parecer clichê, mas use um antivírus, pois eles ajudam a bloquear qualquer invasão que possa roubar seus dados;
  4. Desconfie de links que te enviam, principalmente propostas muito vantajosas ou com muitos benefícios, já que esse tipo de atrativo é comumente usado por hackers para seduzir vítimas e, assim, invadir o sistema operacional;
  5. Os bloqueadores de anúncios também são muito importantes, eles impedem que malvertising causem danos em seu aparelho através de downloads indesejados.

Essas são dicas que já te ajudam muito a ficar fora de risco, mas é claro que existem muitas outras coisas que você pode fazer.

É preciso, ainda, ter um antivírus no celular, não compartilhar dados pessoais em qualquer aplicativo ou site que solicitar, pesquisar antes de baixar alguns aplicativos e estar atento aos contatos que acionam você (mesmo seus contatos pessoais, já que muitas vezes os criminosos clonam perfis de conhecidos para aplicar os golpes).

Seja se passando por uma operadora de celular ou um banco, você precisa sempre estar atento a quais informações vai passar e se deve mesmo passar alguma informação.

São muitas as formas de se tornar uma vítima hoje em dia, mas se você estiver sempre ligado, vai diminuir as possibilidades de ser uma delas.

você pode gostar também