Conheça 3 curtas brasileiros que estão no Berlinale 2023, famoso festival de cinema europeu
Os filmes serão disponibilizados pela primeira vez desde sua conclusão.
Entre os dias 16 e 26 deste mês, acontece um dos festivais mais famosos do cinema, chamado de Berlinale, no qual diversos filmes são apresentados ao público pela primeira vez em Berlim, na Alemanha, inclusive produções brasileiras que já vêm marcando presença no evento muito antes do lançamento de “Tropa de Elite”.
No entanto, como bem sabemos, o Brasil não ficou de fora neste ano e vai apresentar, ao todo, seis produções. Mas hoje destacaremos três curtas que serão disponibilizados ao longo dos dias em que acontecerá o evento.
1. ‘Infantaria’ – Laís Santos Araújo
Com apenas 24 minutos, “Infantaria” foi uma produção desenvolvida por Laís Santos Araújo. A narrativa apresenta uma casa com inúmeras debilidades, dentre elas, a ânsia que habita no coração de Dudu, um jovem que gostaria muito de ter um pai ao seu lado.
Enquanto isso, sua irmã, Joana, está loucamente ansiosa para que sua menstruação ocorra. Em suma, a trama tem como objetivo mostrar que realizar um sonho não é um processo alegre, mas, sim, árduo e muito dolorido.
2. ‘A Árvore’ – Ana Vaz
O segundo curta-metragem é fruto do trabalho de Ana Vaz, uma cineasta que busca reproduzir alguns conteúdos complexos e diferenciados dos demais.
Confira a sinopse:
“Um filme-meditação em sequências de 30 segundos sobre o pai da artista que liga geografias, tempos, vivos e mortos com uma espada de metal. A produção contará apenas com 21 minutos de exibição.”
3. ‘As Miçangas’ – Rafaela Camelo e Emanuel Lavor
Por último, porém não menos importante, temos “As Miçangas” no Berlinale 2023, uma produção brasileira desenvolvida por Rafaela Camelo e Emanuel Lavor.
Ambos buscaram contar a história de duas jovens. Elas vão até uma casa afastada, normalmente usada para aproveitar as férias de Verão. Contudo, o intuito de ambas não é aproveitar o local, mas, sim, uma ajudar a outra a se recuperar de um aborto.
Contudo, o que elas não esperavam é que uma cobra passou a deslizar ao redor delas, de forma tão silenciosa que nenhuma delas percebeu. Ao todo, são 18 minutos de duração.