12 novas luas são descobertas no planeta Júpiter; ao todo, já são 92!

Na última terça-feira (7), o astrônomo Scott Sheppard descobriu por acaso a existência de doze novas luas em Júpiter. Saiba mais!

Praticamente todo dia descobertas envolvendo os mistérios do espaço são feitas. Muitas delas envolvem corpos celestes extremamente distantes do nosso planeta. Entretanto, ainda é possível realizar muitas descobertas sobre o nosso sistema solar.

Afinal, apesar de conter os planetas e asteroides mais próximos da Terra, ainda se encontram a milhares de quilômetros de distância, tornando difícil a visualização precisa.

Esse fato é exemplificado pela descoberta de novas luas nos gigantes gasosos. Isso porque, dada sua massividade e grande capacidade de refração de luz, muitas vezes acabam “escondendo” luas e demais objetos em sua dimensão.

Por conta disso, nos últimos anos, é possível ver uma “disputa” entre Júpiter e Saturno para o título de maior portador de luas. Esse título pertencia a Saturno desde 2019, no qual foram averiguadas em sua órbita 83 luas.

Descoberta muda o pódio de maior quantidade de luas

Contudo, na última terça-feira (7), o Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional fez a revelação de que descobriram novas luas na órbita de Júpiter.

Esses corpos celestes, como dissemos, se ofuscaram pela massividade de Júpiter, já que essas luas possuem diâmetros de um a três quilômetros, sendo, portanto, praticamente grãos de areia em comparação com o planeta que orbitam.

Quem descobriu foi Scott Sheppard, astrônomo e professor no Instituto Carnegie pela Ciência. Foi no instituto que Sheppard utilizava diversos telescópios com o intuito de tentar encontrar um suposto nono planeta do sistema solar. No entanto, Júpiter acabou na posição para a qual os telescópios apontavam.

Considerando o que Sheppard tentava encontrar, os telescópios estavam programados com um campo de visão bem amplo. Além disso, contavam com uma alta capacidade de ampliação e resolução, o que possibilitou para o cientista identificar as luas quase imperceptíveis na órbita do planeta.

Com esse acontecimento registrado e averiguado por outros cientistas, o planeta agora possui oficialmente 92 luas. Apesar das doze novas ainda não terem sido nomeadas, já catalogaram-nas como pertencentes ao gigante gasoso e compondo o corpo celeste do sistema solar.

Como dito no início, é possível que esse posto se altere novamente, caso descubram novas luas em Saturno. Além dele, pouco se sabe sobre os satélites naturais de planetas mais distantes, como Netuno e Urano, apesar de haver o conhecimento de catorze luas para o primeiro e 27 para o segundo.

você pode gostar também