10 milhões de pessoas ainda não declararam o Imposto de Renda

Declarar o imposto de renda é fundamental para ficar tranquilo com o Leão, não é mesmo? Confira todos os detalhes!

Mesmo com o prazo prorrogado, a lista de quem ainda não declarou o Imposto de Renda é bem grande. Na última quarta-feira (18), a Receita Federal divulgou uma nota que informava que mais de 10 milhões de pessoas ainda não haviam feito suas declarações.

Leia mais: TSE lança ferramenta para combater as Fake News

Originalmente, o prazo de declaração era 29 de abril, porém, com o número alto de pessoas que ainda não haviam declarado, a Receita Federal resolveu estender para 31 de maio.

A expectativa de recebimento para este ano é de 34,1 milhões de declarações, porém, até quarta-feira, apenas 23,2 haviam sido enviadas, isto é, 68% do estimado. Desse modo, quem enviar a declaração fora do prazo, terá de pagar uma multa de 1% a 20% sobre o imposto devido, com limite de R$ 165,74.

Em vista disso, se você é um dos atrasados, não deixe para a última hora para fazer sua declaração, pois geralmente nos últimos dias o sistema da Receita Federal sai do ar por estar sobrecarregado.

Para fazer a declaração, é só baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível tanto para Android, quanto para IOS ou baixar o programa IRPF no site da Receita Federal.

Também é possível enviar a declaração pelo e-CAC e, neste caso, não é preciso baixar nenhum programa ou aplicativo. Mas para enviar sua declaração por lá, é necessário ter certificado digital.

Apesar da extensão do prazo, de declaração, o calendário de restituição continua o mesmo. Segue abaixo a relação dos lotes e dias de pagamento:

1º lote – 31 de maio de 2022;

2º lote – 30 de junho de 2022;

3º lote – 29 de julho de 2022;

4º lote – 31 de agosto de 2022; e

5º lote – 30 de setembro de 2022.

você pode gostar também