ALERTA! Veja o ranking das 10 cidades mais violentas do Brasil
Em ranking elaborado por uma ONG mexicana, cidade de Mossoró (RN) carrega pior taxa de homicídios por 100 mil habitantes.
De acordo com um ranking elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, o Brasil tem dez das cinquenta cidades mais violentas do mundo.
O Rio Grande do Norte tem a pior taxa de homicídios por 100 mil habitantes do país, e os dados se referem à cidade de Mossoró.
No ranking de 2021, onze municípios apareciam na lista, o que garante, nessa nova lista, que houve uma pequena melhora. Por isso, há muito trabalho a ser feito para garantir a segurança do povo brasileiro.
Ainda aparecem no ranking estas outras cidades:
- Salvador (BA) em 19º lugar;
- Manaus (AM) em 21º;
- Feira de Santana (BA) em 22º;
- Vitória da Conquista (BA) em 26º;
- Natal (RN) em 28º;
- Fortaleza (CE) em 31º;
- Recife (PE) em 35º;
- Maceió (AL) em 36º;
- Teresina (PI) em 40º lugar.
De acordo com o levantamento, o México abriga a cidade mais violenta do mundo. Isso porque Colima carrega uma taxa de 181,94 homicídios para cada 100 mil cidadãos.
Além do Brasil, com dez cidades listadas, e México, com dezessete, os Estados Unidos também marcam presença com sete cidades na lista.
Por sua vez, a Colômbia tem seis, África do Sul tem quatro e Honduras, duas. Entretanto, países como Porto Rico, Equador e Jamaica têm apenas uma cidade cada um, de acordo com a pesquisa.
O relatório da ONG ressalta que:
“[…] a situação das cidades do México é resultado de políticas fracassadas aplicadas desde a virada do século, que consiste em tolerar a violência de grupos criminosos e a existência de milícias privadas, que desafiam o monopólio do estado sobre a segurança pública.”
World’s Best Cities
Entretanto, de acordo com o ranking World’s Best Cities, realizado pela consultoria de marketing de eventos globais Resonance, o Brasil tem duas cidades entre as melhores do mundo no top 100. São elas São Paulo, em 33º lugar, e Rio de Janeiro, em 54º.
O bairro da Liberdade, em São Paulo, é um dos pontos fortes da cidade por abrigar comunidades de imigrantes. Já o Rio de Janeiro tem destaque por suas praias exuberantes.