Xô, mau cheiro: estas 3 raças de cães dificilmente têm odor forte
Conheça 3 raças de cachorros que quase não têm mau cheiro graças às características únicas de suas pelagens.
Ter um cachorro ao nosso lado é algo de que muitas pessoas gostam. Afinal, além de serem bons companheiros, esses animais têm o poder de reduzir o estresse e trazer alegria às nossas vidas.
No entanto, a responsabilidade de cuidar de um cão não pode ser subestimada. Para isso, existem vários fatores a serem considerados, desde alimentação adequada até adestramento e a saúde do animal.
Entre esses aspectos, um se sobressai entre alguns tutores: o cheiro natural dos cachorros. Aquele aroma característico dos cães pode ser uma preocupação para quem deseja manter a casa sempre impecável.
No entanto, para esse grupo seleto de pessoas, existem alternativas ideais na hora de escolher sua companhia canina. A escolha de raças ou classificações com menos odor, bem como a manutenção regular da higiene do cão e do ambiente, podem minimizar esse problema.
Assim, mesmo para os mais exigentes, é possível desfrutar dos benefícios de ter um cachorro como parte da família. E as três raças a seguir são as mais indicadas se este for o seu caso.
3 raças de cachorro que não têm cheiro forte
1. Poodle
Imagem: Reprodução
A primeira raça que indicaremos é a poodle. Dentre as características que a tornam uma escolha excepcional, destaca-se o fato de os poodles não perderem muito pelo, ao contrário de muitas outras raças.
Essa singularidade de sua pelagem contribui para um ambiente mais limpo e livre de pelos espalhados pela casa. Além do mais, essa característica também influencia o aroma dos cães dessa raça, uma vez que sua pele difere da maioria dos demais, tornando-o menos propenso a apresentar aquele odor característico que alguns cães possuem.
Ter um poodle como companheiro canino, portanto, pode ser uma escolha ideal para quem valoriza um ambiente limpo e com um aroma mais agradável.
2. Basenji
Imagem: Reprodução
A segunda da lista é a raça Basenji. Esses cachorros são conhecidos por sua natureza tranquila e por não latirem muito, o que os torna ideais para quem busca um ambiente mais silencioso.
No entanto, o ponto-chave dessa raça é a sua pelagem curta, que se diferencia de muitos outros cães. Esse fator está diretamente ligado a uma produção menor de óleo na pele, o que resulta em menos odor.
Sendo assim, ser tutor de um Basenji como companheiro não apenas garante uma “cãopanhia” calma, mas contribui para um ambiente mais agradável e sem odores fortes.
3. Bichon Frisé
Imagem: Reprodução
Por último, a raça bichon frisé é encantadora e única. Além de seu pelo fofo e sua personalidade cativante, essa raça tem uma característica especial que a distingue: o mínimo ou quase nulo odor tanto de sua pele.
A razão para essa particularidade está relacionada à pelagem densa e lanosa, que não retém facilmente odores. Além disso, os bichon frisés têm menos glândulas sebáceas do que outras raças, o que reduz a produção de óleo e, consequentemente, o odor.