Xiaomi anuncia robô que detecta emoções; saiba mais!

CyberOne, um robô humanoide com habilidade de reconhecer emoções humanas, pode, por exemplo, identificar tristeza e 'consolar' as pessoas.

Parece que, cada vez mais, a Era dos Robôs se aproxima! Com isso, toda vez que esse assunto é abordado, logo lembramos daqueles robôs de séries que são maléficos, assustadores e que vão dominar o mundo; no entanto, o que te mostraremos aqui, hoje, é diferente.

A empresa chinesa Xiaomi apresentou, na última quinta-feira (3/11), o CyberOne, um robô humanoide com habilidade de reconhecer emoções humanas. Ele pode, por exemplo, identificar tristeza e “consolar” as pessoas.

Já imaginou ter um robô pra chamar de “seu”? Além da movimentação natural do androide em todo tipo de território, a novidade é uma ferramenta capaz de reconhecer sons do ambiente, incluindo o tom da fala humana. Na prática, o CyberOne conseguirá detectar se você está triste, feliz ou até mesmo se está com raiva perto dele.

O robô tem 1,77 m de altura e pesa 52 kg. Segundo a empresa, diferentemente de um robô quadrúpede, ele é mecanicamente mais complexo e, por isso, usa motores mais potentes. Contudo, a dúvida que não quer calar é: como é feita a interatividade entre os humanos e o CyberOne? Pois bem, esse contato acontece a partir de uma tela Oled curva que está equipada na cabeça do robô.

O humanoide tem capacidade de suportar até 1,5 kg de peso com uma única mão e, para reconhecer a profundidade dos ambientes e fazer reconstituições tridimensionais (3D), o CyberOne conta com um sensor chamado Mi-Sense, que trabalha em parceria com um algoritmo de interação de inteligência artificial.

Graças a tantas tecnologias, o humanoide consegue, por exemplo, identificar um galho de uma árvore que esteja em seu caminho ou até mesmo formigas. Esses detalhes são apresentados em um vídeo publicado nas redes sociais da marca, no qual o robô consegue até mesmo despistar de obstáculos que estejam em seu caminho.

O humanoide foi um lançamento surpresa em um evento que estava marcado para apresentar os novos smartphones dobráveis da marca e outros dispositivos, como fones de ouvido. O CyberOne é o segundo robô produzido pelo Xiaomi Robotics Lab, o departamento de robótica da empresa. O primeiro foi apresentado no ano passado, o CyberDog, um robô quadrúpede com características semelhantes aos do Spot, da Boston Dynamics.

Durante o evento, Jun afirmou que o modelo ainda é experimental e não há planos de comercializá-lo neste momento, fato que aguçou o burburinho de que a Xiaomi queria se antecipar à Tesla, que anunciou um lançamento ainda para este ano.

O desenvolvimento do CyberOne é um símbolo da dedicação da Xiaomi em incubar um ecossistema tecnológico centrado em um único ponto e conectá-lo ao mundo de maneiras nunca antes vistas. Isso porque a empresa abrange desde smartphones, dispositivos vestíveis e casas inteligentes até mesmo fabricações inteligentes diversas, veículos elétricos e robôs biônicos.

você pode gostar também