Xbox: por que a Microsoft não divulga os dados de venda dos consoles?
Executivos da empresa foram questionados sobre estratégia polêmica durante um evento de tecnologia e tiveram de responder.
Todo final de trimestre fiscal, um mistério ronda o segmento de vendas de consoles. A Sony e a Nintendo, geralmente, divulgam os dados de vendas, mas a concorrente Microsoft adota uma política diferente: os dados sobre o desempenho do Xbox são mantidos em segredo pela companhia.
Ao ser questionado sobre o motivo dessa decisão, o diretor financeiro da Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, explicou que essa política reflete a estratégia da empresa. Ele falou sobre o assunto durante o Wells Fargo 2023 TMT Summit.
Segundo Tim Stuart, houve uma resistência inicial dos executivos em aceitar a ideia de manter os dados em segredo, mas depois todos entenderam que seria importante considerar essa abordagem, por ser o mais correto a se fazer.
Xbox: por que a Microsoft não divulga dados das vendas?
Consoles Xbox. – Imagem: Microsoft/Reprodução
Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, também estava presente na ocasião e deu mais detalhes sobre o caso.
Ele explicou que as vendas de consoles não são, necessariamente, indicativos de saúde do ecossistema de games da empresa, pois existem outros produtos, como PCs com sistema Windows, por exemplo.
“No início era assim: ‘O que você está fazendo?’ Você representa a marca Xbox e não está nos fornecendo números de vendas do console, isso não faz sentido’. Mas, de fato, foi o primeiro passo para dizermos: não, é sobre os conteúdos e serviços”, complementou Tim Stuart.
O grande projeto da Microsoft é investir e expandir sua audiência em outras áreas. Os PCs, por exemplo, são vistos como o principal alvo para a entrega de games.
Além disso, o segmento mobile vem crescendo e ganhando importância dentro da companhia.
Foco ou vergonha?
Outro aspecto que precisa ser destacado é que a estratégia da Microsoft varia conforme a realidade de alguns mercados regionais. Em determinados casos, a empresa almeja se destacar mais por meio dos serviços, como o Xbox Game Pass.
De modo geral, a estratégia é fortalecer o ecossistema como um todo e não individualizar o desempenho, focando somente nas métricas puras de vendas de consoles.
Apesar disso, vale lembrar que a Microsoft já afirmou que o PlayStation detém 70% do mercado global de consoles.
Esse dado leva ao pensamento de que não seria nada bom para a marca Xbox e para a companhia divulgar informações muito distantes das do principal concorrente.
Algumas empresas especializadas realizaram análises de mercado e apontaram que o PS5, por exemplo, vendeu 20 milhões de unidades a mais do que o Xbox Series X|S em todo o mundo.
Portanto, o verdadeiro motivo do segredo pode ser um pouco diferente do que foi alegado.