O que é o Xbox Cloud Gaming

O xCloud – como é conhecido o Xbox Cloud Gaming – é um serviço de streaming de games. Em outras palavras, é uma forma de jogar sem precisar que o jogo esteja instalado na sua máquina. Logo, você não precisa de um PC super potente ou uma placa de vídeo de última geração, pois, quem realizará o processamento do game serão os servidores online do streaming. 

O que eu preciso e como fazer para utilizar o Xbox Cloud Gaming 

Primeiramente é necessário uma boa conexão com a internet, uma vez que o jogo irá rodar em nuvem – ou seja, direto da internet – um pequeno delay da sua internet poderá trazer uma grande perda de troca de dados, o que ocasionará lags durante seu gameplay. Portanto, é recomendado a utilização de internet via cabo de rede, e não Wifi.  

Por se tratar de um serviço ainda em fase Beta, pode-se ter algumas instabilidades nos servidores, isso é normal. Até por conta disso, a plataforma está oferecendo um desconto para o primeiro mês de utilização.  

Você pode jogar não só pelo PC, mas também pelo smartphone ou Tablet. O que pode não ser uma experiência tão agradável, a não ser que você adquira periféricos especializados para estes dispositivos. 

Mas e então, o que você precisa para utilizar o Xbox Cloud Gaming

  • Uma boa conexão com a internet; 
  • Um PC ou outro dispositivo compatível; 
  • Controle compatível; 
  • Assinatura do Xbox Game Pass ultimate – R$45 

O que é o Xbox Game Pass 

É o serviço de assinatura de games da Microsoft. Com ele você poderá jogar alguns dos jogos da plataforma, sendo que a cada mês o catálogo sofre alterações dos games ofertados. Sempre chegando a uma média de 100 jogos em cada mês. 

Um dos diferenciais deste serviço é a inclusão de novos games no catálogo, sempre que é lançado um jogo, ele entra imediatamente no catálogo para o primeiro mês. O que não é comum de se ver em outros serviços parecidos. 

Portanto, realizando a assinatura do serviço Xbox Game Pass, você terá direito a usufruir do Xbox Cloud Gaming, desde que cumpra com os requisitos de internet e possuir um controle compatível com Xbox. 

Considerações finais sobre o Xbox Cloud Gaming

Se você não possui um PC ou um Console de última geração, porém, tem vontade de jogar os novos jogos, – disponíveis para Xbox – esse combo é uma boa opção, desde que você tenha condições de arcar com a mensalidade do serviço.  

Você deve levar em consideração o que é mais vantajoso, guardar o dinheiro para melhorar o seu setup a longo prazo, ou investir em serviços de streaming e jogar desde já, mesmo que isso te limite a jogos apenas disponíveis para Xbox. É quase que como pagar aluguel ou juntar para comprar sua casa própria, a decisão é completamente sua. 

Vale lembrar também, que outros serviços devem chegar em breve ao mercado brasileiro, entre eles, o mais aguardado com certeza é o Google Stadia, que já está disponível em outros países. 

Outro serviço similar que também chegou ao Brasil recentemente é o GEFORCE NOW que permite ao usuário jogar em diversos dispositivos, inclusive Tvs compatíveis.  

E com certeza ainda virão muitos outros serviços por aí, o que com o aumento da concorrência pode levar a uma diminuição dos valores, mas isso só o tempo dirá. Se você se interessou pelo serviço, dê uma navegada pelos sites e procure saber mais sobre cada um deles antes de tomar uma decisão.  

E se você deseja uma experiência de imersão completa para suas jogatinas, não deixe de conhecer os periféricos gamers com tecnologia 7.1.

Presente de Natal

Vale lembrar que se você não sabe o que dar de presente nesse natal, essa é uma excelente oportunidade. O Xbox Cloud Gaming cabe no seu bolso e irá deixar a pessoa que receber muito feliz, principalmente se ela não tiver um PC muito potente, ou um Console de ultima geração.

você pode gostar também