WhatsApp vai ganhar username único: atualização promete mais privacidade
O WhatsApp irá lançar a atualização onde seus usuários ganham um username. Dessa forma, não será mais preciso divulgar o número do celular para ter um contato no mensageiro. Novidade garante mais privacidade.
O WhatsApp traz bastante praticidade para o nosso dia a dia. A troca de mensagens rápidas, áudios e ligações facilitam o contato entre pessoas, independente de onde elas estiverem. Contudo, o app coloca em xeque algo que é bastante valorizado: a privacidade. A nova atualização do aplicativo, no entanto, pode ajudar a restaurá-la. Estamos falando do recurso username, ou “nome de usuário”, como vem sendo chamado por aqui.
As informações sobre a novidade foram divulgadas pelo WABetaInfo. O recurso foi encontrado, a princípio, na versão beta do WhatsApp no Android. Isso mostra que a ferramenta está, atualmente, na fase de testes. Contudo, não há como negar: ela animou a maioria dos usuários do aplicativo.
Como vai funcionar a novidade?
Mesmo em fase de testes, ainda não está claro como a novidade irá funcionar. No entanto, o print de tela do novo recurso foi vazado e mostra que a ideia é que cada pessoa tenha um nome de usuário único. O recurso é bastante semelhante ao famoso “@” do Instagram, por exemplo. O nome de usuário deve ser feito a partir das configurações do menu “Perfil”, dentro do aplicativo do WhatsApp.
Para especialistas da área, esse novo recurso vem a partir de uma mudança de comportamento dos usuários, e até mesmo da necessidade de adicionarem uns aos outros sem a obrigatoriedade de passar o número de telefone, principalmente em casos de desconhecidos. Esse, inclusive, é um recurso que o Telegram, concorrente do WhatsApp, já possui.
Essa mudança de comportamento mostra que os usuários estão cada vez mais em busca de privacidade. Por isso, a troca do número de celular para que a pessoa fique disponível no aplicativo para conversas e trocas de informações é algo que pode acabar afastando o usuário do app.
Mais que um app de mensagens
A intenção de lançar esse recurso para os usuários demonstra algo que o mercado já tem observado: o WhatsApp tem interesse em se tornar muito mais do que um aplicativo de troca de mensagens, mas sim um superapp, como o WeChat, desenvolvido pela empresa Tencent, na China.
O WeChat é bastante popular entre os chineses. O aplicativo permite que cada usuário tenha um QR Code único que, ao ser escaneado, já vai direto para a página de adicionar amigos. E não para por aí. Além da troca de mensagens, os usuários do WeChat podem agendar consultas, reservar hotéis, alugar bicicletas e muito mais.
A ideia é auxiliar o usuário a manter um “estilo de vida” em um lugar só. E a ideia parece ter dado certo, haja vista que o aplicativo está em segundo lugar como o app de mensagens mais baixado, perdendo apenas para o próprio WhatsApp.