Fim do mistério: CEO revela segredos por trás do algoritmo do Instagram

Entenda como o algoritmo funciona nos Reels, Explorar, Feed e Stories para usá-lo ao seu favor.

É possível que você já tenha se questionado em algum momento sobre os algoritmos do Instagram, principalmente se for um usuário ativo da plataforma. Historicamente, a rede social tem sido um tanto quanto misteriosa nesse aspecto, mantendo informações em sigilo por longos períodos.

Porém, na última quarta-feira (31), o CEO do Instagram, Adam Mosseri, compartilhou um texto no blog da plataforma, no qual desvenda detalhes em torno dos algoritmos. A publicação chamou a atenção dos usuários, principalmente dos mais curiosos, que desejam saber como a plataforma funciona.

Então, confira agora mesmo todos os detalhes que rondam o algoritmo do Instagram. Aproveite para aprender a usar isso ao seu favor. Vamos lá?

Adam Mosseri explica como funciona o algoritmo do Instagram
Foto: Poder 360/Reprodução

Como funciona o Instagram, segundo Adam Mosseri?

Antes de mais nada, é importante lembrar que não dá para explicar o funcionamento do Instagram de uma forma simplificada. De acordo com Mosseri, a plataforma utiliza uma variedade de algoritmos, classificadores e processos.

Cada um deles conta com um propósito específico. Essa dinâmica varia entre as diferentes seções do Instagram, como Reels, Stories, Feed e Explorar.

Ainda no artigo, o CEO esclareceu o funcionamento do “shadowban”, que é uma forma de punição aplicada a determinados usuários. Frequentemente, as pessoas se referem a essa prática quando contas ou conteúdos são limitados ou ocultados na plataforma sem uma explicação clara.

Segundo o CEO, essa restrição não ocorre intencionalmente e não é uma maneira de forçar a compra de anúncios, ao contrário do que muitos pensam. Quando isso acontece, o usuário sempre tem a opção de acessar a seção “Status da Conta”. Ali, o user terá mais informações sobre o motivo pelo qual a postagem não teve um alcance maior.

Stories

Um ponto que chama a atenção é a ordem dos stories. É comum perceber que os stories geralmente exibem primeiro os amigos mais próximos e familiares, não é mesmo? Pois bem, esse é apenas um dos critérios utilizados, mas existem vários outros. Nos stories, você sempre verá conteúdos dos perfis que segue e também alguns anúncios.

Feed

A ordem dos posts no seu Feed do Instagram é determinada por meio de alguns elementos. Em primeiro lugar, são analisadas suas interações, como curtidas, compartilhamentos, salvamentos e comentários em publicações, que auxiliam a plataforma a compreender seus interesses.

Em seguida, são considerados os indicadores de popularidade, como o número de curtidas e a frequência com que as pessoas interagem, comentam, compartilham e salvam a publicação. As informações sobre o autor do post também ajudam a avaliar o nível de interesse que você tem pelo conteúdo de determinado usuário.

E, por fim, o Instagram considera suas interações anteriores com uma pessoa específica, como comentários em suas publicações, para entender o seu interesse geral em relação a esse usuário e suas postagens.

Explorar

As interações mais relevantes para a classificação dos posts são curtidas, salvamentos e compartilhamentos, nesta ordem. Além disso, a popularidade do post importa, e muito, fazendo o conteúdo ter mais chances de se tornar viral. Outro ponto importante a observar é a atividade do post, ou seja: se você interage, você mostra que gosta daquilo.

Se o criador de conteúdo é desconhecido e você interage com ele, o Instagram vai entender que você tem interesse naquele conteúdo. Por fim, se você já viu um assunto, deu like ou interagiu de alguma outra forma, a plataforma entende que você gosta daquele tema e quer ver mais coisas sobre ele.

Reels

Por fim, o recurso mais recente do Instagram é o dos Reels. Essa seção é baseada no formato de vídeos curtos de entretenimento, consagrado pelo TikTok.

Ele funciona da seguinte forma: curtidas, salvamentos, compartilhamentos e comentários são levados em consideração para determinar quais vídeos são mais relevantes para você.

Os vídeos dos Reels podem ser criados por usuários desconhecidos. Caso você tenha interagido com essas pessoas, é possível que haja interesse no assunto abordado na publicação.

Para finalizar, o conteúdo dos Reels, incluindo a faixa de áudio e os elementos visuais, bem como sua popularidade, são fatores importantes na classificação e apresentação dos vídeos.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre como funciona o Instagram?

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