Fita no rosto para tirar rugas: famosa trend do TikTok realmente funciona?

Confira a opinião de especialistas no assunto e descubra se essa técnica é realmente eficaz.

Muitas pessoas tentam fugir das marcas do envelhecimento, seja com maquiagens, processos cirúrgicos invasivos ou até com truques de beleza.

As rugas são o principal alvo de críticas entre as pessoas e o fator que mais é percebido com a idade. E, embora sejam naturais, elas ainda são mal vistas por muitas pessoas que tentam escondê-las.

É tão popular essa vontade de não ter rugas, que até nas redes sociais é possível encontrar diversos meios para cobri-las ou métodos para disfarçar.

Inclusive, uma nova trend do TikTok promete achar um jeito de tratar essas marcas faciais que são tão incômodas para algumas pessoas. Mas será mesmo que dá certo?

FaceTaping: trend do TikTok promete acabar com rugas

FaceTaping: a trend do TikTok que promete acabar com as rugas
Foto: Max4e Photo/Shutterstock

Uma nova trend tem feito muito sucesso na plataforma de vídeos TikTok. Os conteúdos podem ser facilmente encontrados pesquisando por hashtags como “#facetaping” ou “#facetape”, havendo centenas de milhões de visualizações.

O esquema consiste em utilizar pedaços de fita adesiva para limitar as expressões faciais, que são as principais causadoras das rugas.

A ideia seria a de puxar a pele e esticar as partes mais aparentes, dando uma impressão de juventude. As pessoas usam esses adesivos por horas, e às vezes, por noites, para que haja o resultado esperado.

Algumas influenciadoras alegam que os efeitos da prática são muito positivos, e que o uso constante pode melhorar a aparência do rosto. Porém, parece que essas afirmações não são muito condizentes com o que os especialistas da área podem afirmar.

A técnica realmente funciona?

A resposta resumida é: simplesmente, não. Os resultados são temporários e o efeito dura pouquíssimos minutos ou horas, no máximo, como explicou Jennifer Ashton, formada em medicina, no programa “Good Morning America”

Além dela, Martin Newman, cirurgião plástico da Cleveland Clinic, também se posicionou sobre o assunto. Ele concorda com Ashton quando diz que o efeito não é duradouro.

Ademais, o cirurgião explica que a pele é um órgão maleável, e esticá-la com fita pode até fazer a ruga desaparecer momentaneamente, mas logo ela volta. Além disso, o efeito a longo prazo pode ser negativo.

“A fita pode remover o estrato córneo, a camada externa da pele. Você também está usando colas tóxicas no rosto, que podem causar dermatite, irritação na pele ou uma reação alérgica”, destaca Newman, que aconselha o uso de produtos específicos para isso.

você pode gostar também