Novo recurso do WhatsApp melhora interatividade, mas compromete a segurança

Atualização promete trazer mais interação e profissionalismo aos usuários, mas é preciso ter cuidado; entenda.

O WhatsApp é uma das maiores ferramentas de comunicação da atualidade, fazendo parte dos gigantes tecnológicos como a rede social mais utilizada do Brasil. Por isso, os desenvolvedores vivem pensando em possibilidades de novas atualizações para melhorar a experiência e a conectividade entre usuários.

A plataforma frequentemente inova seus recursos e apresenta novas formas de interatividade. Mas, junto com qualquer tipo de mudança, a preocupação com a segurança individual e dos próprios dados também se torna mais forte.

Neste sentido, um novo recurso adicionado tem sido motivo de inquietação do público, especialmente entre os usuários mais preocupados com sua privacidade.

Nova atualização do WhatsApp pode comprometer privacidade

Novo recurso nas videochamadas do WhatsApp preocupa usuários
Foto: Bongkarngraphic/Canva Pro

Com a nova atualização para a versão 2.23.11.19, os usuários agora podem compartilhar a tela do mensageiro com outras pessoas de maneira remota. O objetivo é poder partilhar informações e conteúdos de forma mais fluida em ligações de vídeo, sem a necessidade de capturar a tela das conversas.

Por meio próprio aplicativo, será possível fazer chamadas com mais profissionalismo e interação entre os participantes. Contudo, o recurso, que por enquanto está em fase de testes na versão beta do WhatsApp, pode trazer consigo grandes problemas de privacidade.

Como funciona o recurso e quais os riscos?

Para ter acesso à funcionalidade, basta estar com o aplicativo atualizado no celular. Assim, durante uma chamada, a opção de compartilhamento aparecerá em um ícone na barra de ferramentas localizada na parte inferior da tela.

Alguns usuários já se mostram preocupados e alegam que é necessário ter cautela com o uso da ferramenta, já que o compartilhamento de tela pode revelar informações pessoais. Por isso, é importante que a funcionalidade seja utilizada apenas com pessoas de confiança, para que nenhum dado importante como senha e fotos sejam vazados sem intenção.

você pode gostar também