WhatsApp cria recurso para silenciar chamadas desconhecidas

Receber ligações de pessoas desconhecidas pelo WhatsApp é para muitos uma invasão de privacidade. Foi pensando nisso que o aplicativo projetou um recurso para silenciar esse tipo de ligação.

A privacidade tem sido uma das prioridades do WhatsApp atualmente. Prova disso é que o aplicativo segue trabalhando para garantir que seus usuários consigam se sentir cada vez mais confortáveis usando o app.

Para isso, o mensageiro pretende lançar dois recursos: o de silenciar chamadas de números desconhecidos e também um check-up de privacidade.  

O principal objetivo é dar ao usuário privacidade no uso do aplicativo, bem como maior controle sobre as chamadas que ele recebe em seu aparelho. O recurso visa também minimizar a possibilidade de spam e até fraudes.

A ideia é que a pessoa não seja avisada sobre essas ligações. No entanto, o usuário poderá saber quais números tentaram o contato, pois eles ficarão visíveis na lista de chamadas.  

Além do silenciamento, o WhatsApp também apresentou o recurso que permite a verificação de privacidade. O objetivo é que todos conheçam as opções de proteção do aplicativo.

Essa atualização traz uma série de instruções para as configurações mais importantes. O usuário poderá fazer a verificação de sua privacidade, reforçando a segurança de suas mensagens, informações e chamadas.  

Investimento em campanhas

Para fomentar a ideia de que agora é possível conversar com mais privacidade com familiares e amigos, a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, criou uma campanha especial para divulgar a ideia.

O projeto foi em parceria com a atriz Anushka Sharma, e a divulgação também contou com Alex Scott, locutora, ex-jogadora de futebol e defensora da segurança das mulheres no Reino Unido.

A campanha espalhou diversas mensagens em espelhos de locais privados e públicos na Índia e no Reino Unido. Uma mensagem aparece no espelho após o acionamento por senso de movimento.

Ao lado dela, aparecerá um QR code com várias sugestões, como a de checar como estão as amigas por meio de uma mensagem privada no WhatsApp.  

Em seguida, a mensagem desaparece sem deixar nenhum rastro, assim como acontece com as mensagens temporárias do WhatsApp no aplicativo.  

Outros recursos

Além desses novos recursos, o WhatsApp já conta com a permissão para bloqueio de conversas. Nele, é possível que conversas privadas sejam bloqueadas com senhas. Além disso, as mensagens temporárias, bem como bloqueio de captura de tela, também foram liberados para os usuários que quiserem.  

Outra atualização de grande repercussão foi a de manter privada a presença online do usuário. Nela, quando a pessoa está online, o status – que fica abaixo do nome do contato – não muda. Dessa forma, não é possível saber se a pessoa está ou não conectada no momento que recebe a chamada.  

Por fim, o WhatsApp já conta há algum tempo com a isenção de confirmação de leitura – os famosos “tracinhos” azuis. O visto por último, que mostra qual foi a última vez em que o usuário esteve online, também não é mais obrigatório.

Outros recursos são de mostrar a foto de perfil e status apenas para pessoas selecionadas.  Tudo isso foi pensado para proteger as informações dos usuários e evitar fraudes que são cada vez mais comuns.

você pode gostar também