polêmica gerou prejuízo a plataforma

Recentemente, o Spotify se envolveu em algumas polêmicas que levaram artistas como Neil Young, Joni Mitchell e Graham Nash a abandonarem a plataforma.

A saída teria se dado pela divulgação de notícias falsas sobre as vacinas contra Covid-19 em podcasts disponibilizados pela plataforma.

A gigante streaming de áudio que, até então, evitava sequer considerar-se uma editora, já está tentando contornar a situação, tendo publicado seus termos e regras sobre publicação de conteúdo pela primeira vez na história da empresa.

Também foi implementado um aviso de conteúdo em podcasts que contenham discussões sobre a Covid-19.

No entanto, é inegável que “o estrago já foi feito”, uma vez que o Spotify já sofreu uma queda de R$ 15 bilhões em seu valor de mercado desde o início das polêmicas envolvendo divulgação de notícias falsas nos podcasts abrigados na plataforma.

Isso desperta a possibilidade de que seus concorrentes absorvam essa demanda de usuários e artistas que estão naturalmente “debandando” da plataforma. Além do Spotify, algumas das principais plataformas de streaming de música são: Apple Music, Amazon Music, YouTube Music, Deezer e Tidal. Confira abaixo quais são as principais características de cada uma delas.