Você sabia? Tampa verde da Coca-Cola tem um significado diferente
Produto foi lançado no Brasil em 2016 e surgiu como uma alternativa de mercado. O foco era atender um grupo específico de consumidores.
A Coca-Cola começou a adotar tampas de cores diferentes em suas garrafas. Por mais que pareça um mero detalhe estético, a escolha não se restringe a isso. Existe um motivo maior por trás da decisão.
Esse é o caso, por exemplo, da tampa verde, usada na Coca-Cola Stevia, que é conhecida internacionalmente como ‘Life’. Ela chegou ao Brasil em 2016 e tem um diferencial em relação às outras versões do produto.
A Coca-Cola verde promete ser mais saudável que a opção original da bebida.
Ela possui 50% menos açúcar e usa folhas de stevia (um adoçante natural) no lugar do açúcar de cana.
Coca-Cola mira em consumidores saudáveis
Coca-Cola de tampa verde nas gôndolas do Brasil – Foto: Coca-Cola/Reprodução
A bebida é o resultado da combinação dos dois tipos de adoçante. A concepção dela partiu, principalmente, do objetivo de atrair consumidores que gostam de Coca-Cola, mas que desejam reduzir a ingestão de açúcar.
Assim como as tampas, os rótulos também são verdes. A bebida foi lançada no Brasil no primeiro semestre de 2016, nas versões PET de 1,5 litro e 1 litro, e na lata de 350 ml.
Vale lembrar que, quando ela foi lançada, ocorriam, no Rio de Janeiro, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A marca aproveitou a oportunidade e usou a temática de esporte e saúde para promover o produto.
Até 2016, a “Coca verde” já estava disponível em 25 países. Ela ainda não havia chegado ao Brasil, porque aguardava a regulamentação do Ministério da Agricultura.
Existia no país um decreto de 2009 que proibia bebidas alcoólicas de misturar diferentes tipos de açúcar. Ele foi derrubado em dezembro de 2015, após a edição de um novo texto.
A bebida continua à venda no Brasil?
Depois de todo esse esforço, no entanto, a Coca-Cola verde desapareceu das prateleiras dos supermercados no Brasil.
Ela ficou disponível por um tempo, mas os consumidores logo perceberam que a bebida havia sumido. O que aconteceu?
A retirada da ‘Coca verde’ do mercado brasileiro ocorreu em 2018, dois anos após o lançamento.
A decisão da fabricante coincidiu com a troca do nome da Coca-Cola Zero para Coca-Cola Sem Açúcar. As razões, portanto, foram mercadológicas.