Você sabia? Inglês não é o idioma mais falado no mundo!
Um estudo recente surpreende ao revelar que o inglês não é o idioma mais falado no mundo como primeira língua. Descubra mais detalhes sobre a popularidade linguística global e o ranking dos idiomas.
Um recente estudo conduzido pela equipe do site Multimedia revelou uma informação surpreendente sobre a linguagem global e contrária à crença comum.
O idioma mais falado no mundo, como língua materna, não é o inglês, mas sim o chinês. O resultado é significativo, ao considerar que o estudo foca nas línguas mais utilizadas como primeira opção nos países e regiões.
Idioma mais falado do mundo
O chinês, conhecido por suas múltiplas variantes, inclusive cantonês, hakka, mandarim, sichuanês e xangainês, domina em termos de falantes nativos.
Tal diversidade de dialetos contribui para sua ampla disseminação geográfica, assim supera outros idiomas em número de falantes nativos.
Chinês e suas variantes é tida como a língua mais falada, segundo estudo – Imagem: XiXinXing/Canva Pro/Reprodução
O levantamento também destaca que o espanhol ocupa a segunda posição no ranking global, seguido pelo inglês, que apesar de sua vasta popularidade, fica com o terceiro lugar. O português figura na sexta posição, impulsionada principalmente pelo número de falantes no Brasil.
Entretanto, quando o critério de análise muda para a quantidade de países que adotam uma língua como idioma nativo, a situação se altera drasticamente.
Nesse cenário, o inglês lidera disparado, por ser falado em 110 nações. O árabe vem em segundo, com presença em 60 países, e o francês em terceiro, usado em 51 nações.
A lista dos dez idiomas mais presentes em diferentes países é a seguinte:
-
Inglês – 110 países;
-
Árabe – 60 países;
-
Francês – 51 países;
-
Chinês – 33 países;
-
Espanhol – 31 países;
-
Persa – 29 países;
-
Alemão – 18 países;
-
Russo – 16 países;
-
Malaio – 13 países;
-
Português – 12 países.
Além disso, o inglês permanece como a língua com o maior número de estudantes ao redor do mundo, isso totaliza mais de 1,5 bilhão de pessoas. O francês, chinês, espanhol, alemão, italiano e japonês também têm milhões de estudantes globalmente.
A iDISC, uma agência de tradução, também traz algumas adições sobre as línguas mais faladas no mundo em 2023.
A empresa confirma que o mandarim, uma variante do chinês, contempla mais de 1,1 bilhão de falantes nativos e é a língua mais falada, seguida pelo espanhol, com mais de 480 milhões, e pelo inglês, com cerca de 380 milhões de falantes nativos.