Você provaria? Cerveja com água de chuveiro reciclada é criada por empresa

Será que existe algum mestre cervejeiro corajoso o suficiente para provar essa iguaria?

Até que ponto você iria para beber uma cervejinha gelada? Uma empresa da Califórnia inovou na produção de cerveja artesanal ao criar a bebida a partir de água reciclada de chuveiro e máquina de lavar. A iniciativa foi liderada pela Epic Cleantec, uma empresa dedicada à criação de sistemas de reciclagem de água.

Em parceria com a cervejaria Devil’s Canyon Brewing Company, localizada na Califórnia, eles desenvolveram a cerveja chamada Epic OneWater Brew, do tipo kölsch. O grande diferencial dessa cerveja é o uso da chamada “água cinza”, que vem de chuveiros e máquinas de lavar roupa.

Como a água é coletada para fazer a cerveja?

A água cinza utilizada foi coletada do arranha-céu de luxo Fifteen Fifty, um edifício de 39 andares em São Francisco, Califórnia. O local tem um sistema de reciclagem de água da Epic Cleantec para reutilizar águas residuais de residentes.

Para a produção de 7.500 latas de cerveja, a cervejaria utilizou cerca de 7.600 litros de água cinza previamente filtrada e purificada.

Para a tristeza dos mais curiosos, a cerveja não está disponível para venda, mas foram distribuídas algumas amostras em eventos, incluindo a Conferência da Água da ONU realizada em Nova Iorque.

O objetivo foi estimular discussões sobre o uso sustentável da água. Confira mais sobre o projeto no vídeo a seguir:

Aaron Tartakovsky, cofundador e CEO da Epic Cleantec, afirma a importância da iniciativa e destaca como as mudanças climáticas podem afetar diretamente o acesso à água, com secas prolongadas e frequentes por exemplo.

Ele reforça a necessidade de alavancar a tecnologia e modelos de negócios inovadores para garantir a segurança hídrica no século 21.

Além disso, essa ideia se estende especialmente em regiões propensas a problemas de abastecimento de água, como a Califórnia e outros estados do Oeste dos Estados Unidos. Se você notar, são lugares que recorrentemente sofrem também com queimadas por não ter água suficiente para apagar o fogo, que se alastra facilmente.

São Francisco já conta com uma lei que exige a instalação de sistemas de reutilização de água cinza em grandes projetos de engenharia, como o edifício que forneceu a água para a cerveja Epic OneWater Brew. Ou seja, o uso de água cinza já vem sendo cada vez mais apoiado.

Porém, apesar de a água cinza ser uma alternativa viável para cervejarias, Tartakovsky reafirma o desafio de superar a percepção negativa do público em relação a esse tipo de água, visto que muitos podem ter o preconceito de que é agua suja.

O CEO reforça a importância de uma mentalidade mais consciente sobre o uso da água em uma sociedade voltada para o desperdício.

você pode gostar também