Você não vai acreditar no significado que o emoji do macaco tem no Japão
WhatsApp, grande plataforma de conversas virtuais, tem emojis que permitem mais interações. Veja o significado do emoji de macaco no Japão.
Os emojis do WhatsApp foram desenvolvidos para deixar a conversa mais interativa e descontraída. É bem mais simpático enviar um rostinho sorrindo, pois isso dá um ar de leveza no “tom” da fala. Eles também são usados para transparecer os sentimentos e as expressões faciais que seriam realizadas se a conversa estivesse ocorrendo pessoalmente. No caso, essa é uma ferramenta que transparece reações. Por exemplo, se uma resposta que a pessoa der tiver “carinhas gargalhando” ou até chorando de rir, é porque a piada realmente surtiu efeito.
Alguns outros emojis, no entanto, têm significados curiosos. Um deles é o trio de macacos… você tem conhecimento sobre o verdadeiro significado desses bonequinhos no WhatsApp? Pois bem: os emojis desse animal fazem parte do aplicativo da Meta desde que o WhatsApp foi lançado. Eles consistem em macaquinhos cobrindo os olhos, as orelhas e a boca. Os três são um dos mais usados pelos usuários do aplicativo e fazem parte da cultura do Japão.
Os nomes de cada um deles, segundo as tradições japonesas, são repletos de significados. Cada um deles sendo, respectivamente, Mizaru (“não veja o mal”), Kikazaru (“não ouça mal nenhum”) e Iwazaru (“não fale o mal”), todos representam um entendimento diferente sobre as estatuetas de madeira feitas para homenagear a Tokugawa Ieyasu, uma antiga autoridade governamental do Japão.
No entanto, há outras variações de emojis de macacos nos teclados dos diversos celulares, como o que mostra apenas a cabeça deles como uma forma de identificá-los sem interpretações. Além disso, existe uma outra forma em que o macaco está sentado, o que pode se referir ao animal em um zoológico.
Em relação ao uso de cada um deles em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, eles carregam suas próprias interpretações dadas pelos usuários. Os mais populares são:
- Macaco que tapa os olhos (Mizaru): pode ser utilizado em situações em que se está tímido(a), constrangido(a) ou com vergonha;
- Macaco que tapa as orelhas (Kikazaru): é usado para “fingir” que não está dando atenção ou ouvindo algo; ou até mesmo que não queria ter escutado alguma coisa específica;
- Macaco que tapa a boca (Iwazaru): utilizado para evitar que não se fale sobre uma situação pontual, seja por ser desconfortável, constrangedora ou por ser segredo.
No Brasil e na maior parte do mundo, também há esse costume, ou seja, o de utilizar os emojis dos macaquinhos com esses mesmos significados.