Você já pode conhecer o mais novo museu da Nokia sem sair de casa
Museu virtual da Nokia exibe história de celulares icônicos da marca.
A Nokia, renomada por seus celulares clássicos, agora tem o seu próprio museu virtual. Nomeado de Nokia Design Archive, a plataforma é fruto de um projeto da Universidade de Aalto, na Finlândia.
Seu espaço virtual apresenta um acervo que abrange a trajetória da marca entre 1990 e 2017.
Por meio de uma interface moderna em formato de nuvem, os visitantes conseguem explorar modelos históricos da fabricante. Cada produto oferece não apenas uma imagem em alta definição, mas alguns detalhes significativos sobre o impacto e inovação da empresa. O portal é uma rica oportunidade para os entusiastas da tecnologia.
O museu também conta com uma barra de pesquisa que facilita a busca por dispositivos específicos. Tal ferramenta é útil para aqueles que desejam revisitar os modelos que marcaram época, como o icônico Nokia 1100, o celular mais vendido da história.
Nokia 1100, um recorde de vendas – Imagem: reprodução/Nokia Design Archive
Modelos da Nokia em destaque
Entre as preciosidades do acervo, destacam-se alguns dos dispositivos mais emblemáticos da Nokia. São aparelhos que não apenas marcaram a história da telefonia, mas moldaram o mercado móvel em diversas fases.
Confira alguns modelos:
-
Nokia 1100: líder absoluto em vendas, com 250 milhões de unidades;
-
Nokia 1110: com 247,5 milhões de unidades, segue de perto o recordista;
-
Nokia 3210: famoso nos anos 1990 por sua tela monocromática;
-
Nokia 3300b: projetado para jogos, tinha um design único;
-
3rd Generation Mobile Concept Rendering: protótipo com tela mais ampla, foi símbolo da virada do milênio.
Inovação e bastidores
Além dos dispositivos, o museu revela a conexão entre as ideias iniciais e os produtos finais. Segundo Anna Valtonen, professora em Aalto, esse arquivo oferece uma rara visão sobre os processos criativos internos das grandes corporações.
Valtonen destaca que poucas empresas se dispõem a compartilhar os seus pensamentos estratégicos desse modo.
Com sua equipe composta por designers e historiadores, ela planeja expandir o acervo, a fim de enriquecer ainda mais o conhecimento disponível. Confira o museu virtual da Nokia neste link.