Você é livre para escolher? Ciência traz a verdade sobre o tema
Fator genético apresenta influência em decisões muito maior do que você imagina.
Personalidade, tomada de decisões e até sucesso na vida amorosa são fatores explicados pela ciência através do estudo sobre como a genética influencia no comportamento humano.
Hoje, sabe-se que o comportamento é resultado de diferentes interações entre ambiente, relações sociais e outro importante elemento dos nossos antepassados: a herança genética.
Como a genética influencia no comportamento humano
Todos nós gostamos de pensar que somos livres e podemos determinar as nossas escolhas.
Porém, ao longo do tempo, não só vários filósofos se debruçaram sobre o tema para entender o tamanho da liberdade humana, como agora os cientistas também procuram entender esse fenômeno ao estudar genética.
Hoje, sabe-se que é impossível uma pessoa ser totalmente guiada pela genética na hora de tomar decisões, porém, cada dia mais se descobre o grande poder de influência dos genes na personalidade e nas escolhas.
Um grande exemplo pode ser observado nas relações amorosas. Adultos que tiveram uma infância calma, feliz, na presença de familiares amorosos, tendem a viver relações íntimas mais ricas e com menos ansiedade.
O mesmo acontece com pessoas que buscam perder peso ou apresentam problemas com obesidade.
Hoje, sabe-se que a genética tem influência determinante tanto para explicar obesidade quanto na hora de contribuir para o emagrecimento.
De igual maneira, sua preferência por alimentos mais gordurosos, açucarados ou até mesmo a falta de ânimo para realizar atividades físicas também podem ser explicados pela genética.
Ah! Sabe quando você sente uma incrível vontade de continuar na cama e sofre por acordar cedo? Talvez seja uma alteração no gene 24, que está associado aos casos de quem tem dificuldade para acordar.
E o que tudo isso significa?
Os genes, de maneira simples, são segmentos de molécula de DNA, em que estão contidas absolutamente todas as informações genéticas de uma pessoa.
Essas informações genéticas, por sua vez, são as características biológicas que todos temos, como a cor dos olhos, do cabelo, da pele e, nos níveis mais avançados, explicam o desenvolvimento de doenças e comportamento.
Dessa forma, saber que a genética influencia nas decisões significa poder olhar com mais atenção para seus antepassados em busca de explicações para sua maneira de viver.
De igual modo, você também fica mais consciente de que suas escolhas não são completamente livres e sofrem influência da sua herança familiar.