Viva mais, mas viva bem: 3 lugares para envelhecer com tranquilidade

Em busca de uma vida mais tranquila na terceira idade, estes lugares se destacam pela qualidade de vida que oferecem.

Nos últimos anos, a busca por uma vida longa e com qualidade tornou-se uma prioridade em todo o mundo. O período pós-pandemia fez com que todos busquem um local de paz para viver bem.

Por mais que pareça difícil encontrar, existem estudos que identificam os países onde as pessoas desfrutam não apenas de uma longevidade notável, mas também uma qualidade de vida excepcional.

Esses destinos, frequentemente denominados como ‘zonas azuis’, destacam-se não apenas pelos números e estatísticas impressionantes, mas também pela complexa interação de fatores que promovem a sobrevivência e o florescimento físico, mental e social dos seus habitantes.

Conheça três países que se destacam como sinônimos de longevidade e qualidade de vida, os segredos por trás desse fenômeno e as lições que podem oferecer para um mundo em busca de bem-estar duradouro.

3 países para viver com qualidade por mais tempo

1. Mônaco

Conhecido por ter grandes luxos, também se destaca por ter uma das mais impressionantes expectativas de vida em todo o mundo.

Com uma média de mais de 89 anos, os residentes deste principado desfrutam de uma longa e saudável existência.

Mônaco é o país com maior longevidade – Imagem: Reprodução

Esse fenômeno pode ser atribuído a uma combinação de fatores, como os serviços de saúde de primeira linha e o alto padrão de vida em alguns dos principais estados.

Mônaco investe pesadamente em seus serviços de saúde, garantindo acesso simplificado a cuidados médicos de alta qualidade para todos os habitantes.

2. Hong Kong

Hong Kong, uma cidade da China, tem uma expectativa de vida excelente, com homens atingindo em média 88 anos e mulheres alcançando uma média de 85 anos. Tais números colocam a região em segundo lugar no ranking global de longevidade.

Hong Kong possui uma alta expectativa de vida – Imagem: Reprodução

Um dos fatores que contribuem para essa longevidade é o clima subtropical de Hong Kong, que geralmente é ameno e propício para um estilo de vida ativo ao ar livre durante grande parte do ano.

A expansão econômica contínua e a qualidade de vida relativamente alta oferecida pela região desempenham um papel significativo.

3. Japão

Os japoneses são conhecidos por desfrutarem de uma das mais altas expectativas de vida em todo o mundo, com uma média que ultrapassa os 80 anos.

Esse notável fenômeno é atribuído a uma série de fatores, com destaque para a dieta nutritiva tradicionalmente consumida no Japão.

Japão possui alta expectativa de vida – Imagem: Reprodução

A dieta japonesa, composta principalmente por peixe, arroz, legumes e chá-verde, é reconhecida por seus benefícios à saúde.

Tais alimentos são ricos em nutrientes essenciais, como ômega-3 encontrado no peixe, fibras nos legumes e antioxidantes no chá-verde, que ajudam a promover a saúde do coração, controlar o peso e fortalecer o sistema imunológico.

você pode gostar também