‘Vikings’: veja os mistérios da relação entre Floki e Vidente na 4ª temporada

Na 4ª temporada de 'Vikings', Floki visita o vidente e, em vez de lamber a mão do ancião, como de costume, o contrário ocorre. Entenda!

Quando o History Channel apresentou “Vikings”, em 2013, tudo parecia mais um seriado que retrataria eventos históricos. Contudo, o desenvolvimento dos episódios foi apresentando muito mais do que apenas fatos de época. A série traz as crenças nórdicas de maneira palpável ao público, acrescentando entre os eventos que marcaram a trajetória dos vikings muito misticismo e mistérios.

Entre todas as alegorias fantasiosas apresentadas, uma figura enigmática sempre permeou o destino de Ragnar e Kattegat. O Vidente, como ficou conhecido e chamado, é um ancião que inicialmente morava na pequena cidade viking, mas que logo se transformou em uma figura de muita importância para os personagens.

Parte da crença nórdica consiste na ideia de que os deuses já traçaram o destino dos homens. Sendo assim, eles buscam realizar os feitos que lhes foram guardados, além de morrer em batalha para atingir o glorioso Valhalla.

Essa figura misteriosa que existia em Kattegat era como um mensageiro dos deuses, concedendo previsões do futuro, o que moldou muitos personagens entre suas histórias. Como parte do ritual para as visões, era preciso que a pessoa lambesse a mão do vidente. E esse detalhe é extremamente importante, já que na quarta temporada, quando o construtor de barcos, Floki, encontra com o ancião, é o contrário que ocorre.

Todo o seriado, em suas seis temporadas, é recheado de mistérios, grande parte deles sendo por conta dos personagens citados. Floki era um construtor de barcos brincalhão e alegre que se assemelha e muito à figura do deus nórdico da trapaça de mesmo nome.

Entre todas as referências, foi citado algumas vezes que ele poderia ser a própria representação do deus na Terra, como também um descendente distante. A grande verdade é que em nenhum momento essa história foi abordada.

Durante os acontecimentos da quarta temporada, Floki visita o Vidente e, ao invés de lamber a mão do homem, como já era um costume, curiosamente foi o ancião que lambeu a mão de Floki. A atitude surpreendeu o viking, que ouviu da figura sobre ser esperado no espaço entre a vida e a morte algo muito amplo, que nunca foi definitivamente abordado no enredo.

A atitude nunca foi explicada e qualquer relação com os deuses foi aos poucos se perdendo. Afinal, é parte da história real dos vikings que todos foram convertidos ao cristianismo. Entre esse processo de mudança cultural, Floki perdeu sua fé em razão das perdas e das dores que a vida lhe trouxe, sendo o único personagem da primeira temporada a viver o suficiente para ver o final dela.

Por fim, embora Floki nunca tenha apresentado ter se convertido, ele buscou um outro caminho que o levou até uma vida onde os mistérios não couberam para ser resolvidos.

você pode gostar também