Oscar 2023: Conheça os vencedores da maior premiação do cinema
Ontem (12), foi ao ar a 95ª edição do Oscar, que concedeu a uma só produção sete estatuetas! Veja mais.
Não é mistério para ninguém que o Oscar é a premiação do cinema mais esperada por todos. Apesar de, nos últimos anos, termos visto uma maior visibilidade para outros prêmios já famosos, como o BAFTA e o Critics’ Choice Awards. No entanto, para o público e para muitos outros profissionais, o palco do Oscar é o que realmente importa.
Assim, ontem (12), ocorreu a 95ª edição do Oscar, que premiou os filmes lançados em 2022. Por isso, trouxemos quem foram os vencedores da premiação.
Mas aqui vai um spoiler: “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” dominou a premiação. Isso porque, das onze indicações, o filme ganhou sete!
Ganhadores do Oscar 2023
Seguiremos a ordem da cerimônia para nomear cada um dos ganhadores. Sendo assim, o primeiro prêmio que foi entregue na noite de ontem foi de Melhor Filme de Animação, que foi para “Pinóquio por Guillermo Del Toro”.
A animação, disponível na Netflix, era a grande favorita para a categoria, tudo isso devido à emocionante e profunda adaptação feita pelo diretor.
Em seguida, começou a sequência de vitórias do aclamado “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Pois o ator Ke Huy Quan e a atriz Jamie Lee Curtis levaram para casa os Óscares de Melhor Ator Coadjuvante e de Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente.
Quanto ao prêmio de Melhor Documentário, esse ficou para “Navalny”. Ele conta a história de Alexei Navalny, um opositor do governo russo de Vladimir Putin que sofreu uma tentativa de assassinato ao deixar o país.
Quanto ao Melhor Curta-Metragem em Live-Action, o prêmio ficou para o filme Irlandês “An Irish Goodbye”. O curta conta a história de dois irmãos que não se viam há muito tempo, mas se reencontram por conta da morte da mãe.
Agora, chegamos ao segundo maior vitorioso da noite, o longa alemão “Nada de Novo no Front”. Há meses, o filme aparece como um dos favoritos no Oscar deste ano.
Dispensando apresentações para muitos, o longa é ambientado pela perspectiva de um soldado alemão na Primeira Guerra Mundial. O primeiro prêmio que “Nada de Novo no Front” levou para casa foi o de Melhor Fotografia, mas, aguarde, pois verá mais sobre ele nesta lista.
‘Nada de Novo no Front’ lidera a contagem de estatuetas
Quanto ao prêmio de Maquiagem e Cabelo, sem surpresa alguma a estatueta foi para a equipe de produção de “A Baleia”. Esse prêmio já tinha o nome de “A Baleia” escrito há muito tempo, pois a equipe foi responsável por transformar Brendan Fraser em um homem com obesidade extrema.
Além de todo o trabalho de composição da prótese, houve a equipe de maquiagem, que tornou toda aquela composição extremamente verídica e emocionante.
No entanto, o prêmio de Melhor Figurino ficou para o longa da Marvel, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”. A figurinista Ruth Carter, responsável pelos belíssimos trajes que vimos no longa, foi quem levou para casa a estatueta.
Agora voltamos para “Nada de Novo no Front“, que levou mais uma estatueta para casa. Dessa vez, conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional, por ser, como dissemos, uma produção alemã.
Já quanto aos prêmios de Melhor Documentário de Curta-Metragem e Melhor Curta de Animação, os ganhadores foram “The Elephant Whisperes” e “The Boy, The Mole, The Fox and The Horse”, respectivamente.
Quanto ao documentário de curta-metragem, conta a história de uma família indiana que adota um filhote de elefante que ficou órfão. Enquanto isso, o curta de animação apresenta um emocionante encontro entre os personagens do título, os quais apresentam diferentes pontos de vista sobre a vida.
Os grandes vitoriosos
“Nada de Novo no Front”, dessa vez, garantiu duas estatuetas em sequência, sendo o vencedor das categorias Melhor Design de Produção e Melhor Trilha Sonora. Esses dois prêmios finalizam as vitórias do filme na noite de ontem, sendo vencedor de quatro Óscares.
Quanto ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, sem surpresa alguma, os cenários de Pandora em “Avatar: O Caminho da Água” fizeram do filme o vencedor na categoria.
Voltando para o grande vitorioso da noite, a categoria de Melhor Roteiro Original ficou, logicamente, para “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo“. Enquanto o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado ficou para o longa “Entre Mulheres”, que se trata de uma adaptação do livro homônimo de Miriam Toews.
Já a estatueta de Melhor Som ficou para outro blockbuster que concorria ao Oscar deste ano, o longa “Top Gun: Maverick”, continuação do primeiro filme de 1986. Enquanto a estatueta de Melhor Canção Original ficou para a música “Naatu Naatu“, do longa indiano “RRR”.
O interessante de essa música ter vencido é porque concorria com grandes nomes, como Lady Gaga e Rihanna. Ao fim, faremos um resumo, pois quatro dos últimos prêmios, portanto, os mais importantes da noite, foram para “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.
Quanto à produção do filme, temos os prêmios de Melhor Edição para Paul Rogers e de Melhor Direção para Daniel Kwan e Daniel Scheinert. Enquanto isso, o prêmio de Melhor Atriz foi para o grande talento Michelle Yeoh, protagonista do longa.
O interessante é que Yeoh é a primeira mulher asiática a conquistar esse prêmio, além de fazer história como uma das mais premiadas de todos os tempos.
Quanto ao prêmio de Melhor Ator, esse ficou para Brendan Fraser, por sua maravilhosa performance em “A Baleia”, marcando o triunfal retorno dele para as grandes telas do cinema.
Por fim, como muitos já esperavam, e como já estava claro desde o início desta matéria, o título de Melhor Filme do Oscar de 2023 foi para “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo tempo”.
Suas apostas estavam corretas? Comente!