Veja qual operadora com internet móvel mais rápida do Brasil

É possível estipular uma média para detectar qual operadora tem maior velocidade, mesmo levando em conta uma diversidade de locais

A velocidade de internet móvel varia bastante, seja pelo smartphone que você usa ou, até mesmo, pelo local em que você se encontra. Entretanto, um outro fator de grande relevância é a operadora, responsável pela velocidade e área de cobertura.

Leia mais: Saiba como a latência influencia na velocidade da sua internet

A empresa norte-americana, Ookla, responsável pelo Speedtest, especializada em testes de velocidade de internet, e que, mediante testes executados por seus usuários, publicou seu último relatório com um ranking das empresas que mais oferecem internet móvel e fixa mais rápida do país.

A Claro permaneceu como a operadora com a internet móvel mais rápida do Brasil, no quesito download, no primeiro trimestre de 2022. A empresa obteve uma média de download de 33,53 Mbps, muito acima da segunda colocada, a Vivo, com 20,97 Mbps.

A Tim fica em terceiro lugar no ranking com 20,04 Mbps, uma pequena desvantagem em relação à segunda. E bem atrás como última colocada, aparece a Oi com 11,70 Mbps.

Internet mais rápida do país

A Tim vem liderando o critério latência, com 26 ms e uma pequena diferença sobre a Claro, que possui 27 ms. A operadora Vivo está em terceiro com 29 ms e a Oi em quarto lugar com 31 ms.

O índice de consistência em questão, é aquele que considera o percentual de amostras de dados do provedor que atende aos limites mínimos de velocidades para downloads e uploads, de acordo com o tipo de rede.

Sendo que, quanto maior o índice de consistência do provedor, maior a possibilidade do consumidor desfrutar de melhor qualidade e desempenho de internet aceitáveis.
Nesse contexto, a Claro volta a liderar com 84,6% dos resultados apresentando pelo menos 5 Mbps de velocidade mínima de download e 1 Mbps de velocidade mínima de upload. A Tim vem em segundo com 79,5%, em seguida, a Vivo com 78,8% e a Oi em quarto lugar com 63,7%.

No mesmo período, durante os meses de janeiro a março de 2022, Brasília, mesmo sendo uma das cidades mais populosas do país, mostrou a velocidade média de download móvel em internet mais rápida, com 31,88 Mbps. A seguir vem Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

você pode gostar também