Saiba como a latência influencia na velocidade da sua internet

A latência da internet refere-se à velocidade que os pacotes de dados levam para chegar no destino e retornar, medida em milissegundos

Você sabe o que é latência da internet? É um medidor muito importante, que indica a qualidade da conexão, seja ela móvel ou Wi-Fi. Refere-se ao tempo de resposta das ações que envolvem comando online.

Leia mais: Ao tentar bloquear a internet dos filhos, pai acaba derrubando a internet da cidade inteira

A latência da internet refere-se à velocidade que os pacotes de dados levam para chegar no destino e retornar, sendo medida em milissegundos. Na verificação de internet, a conhecemos por RTT (Round Time Trip) ou ping.

Conhecer este indicador ajuda muito a explorar o 5G, que promete uma conexão alta de internet. E nas conexões Wi-fi, não importa quanto de velocidade o plano apresente, se a latência for alta, você pode ter problemas.

E já que falamos em 5G, ela é considerada a melhor rede, pois apresenta uma conexão mais rápida com uma latência menor. É a latência que dirá a velocidade que o dispositivo irá responder.

E qual seria a latência ideal?

Para utilidades comuns, uma latência de 80 ms é considerada suficiente, porém para quem joga online, o ideal é uma latência de 30 ms.

Uma pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro) mostrou que, com o aumento do uso de dados no início da pandemia de Covid-19, a latência dos pacotes de internet no país acabou oscilando.

A média observada na pesquisa ficou em 28 ms, o que é bom. A pesquisa começou a medir no dia 1º de março de 2020 e foi até 28 de setembro 2020. Pode-se observar um aumento na latência nos primeiros meses de pandemia, seguido de estabilização.

A tecnologia 5G promete uma latência de 5 ms a 20 ms, contra a média entre 30 ms a 70 ms do 4G

Para medir a latência no seu celular, você pode baixar um aplicativo de medição, entre eles, indicamos o Speedtest e o Fast, eles estão disponíveis para download tanto em sistema Android quanto IOS.

Para utilizar o Speedtest é só abrir o aplicativo que ele sozinho já testa sua latência, já o Fast, é só clicar em “Mostrar mais informações”.

Já no computador, é só acessar o site https://medicoes.nic.br/ , clicar em “Iniciar” e logo lhe mostrará o resultado.

você pode gostar também