Perigo! Dormir com a televisão ligada oferece RISCOS à saúde; veja por quê
Já sentiu que foi dormir e acordou ainda mais cansado? Mas você não entende por que isso acontece, já que segue uma rotina e usa um ruído branco para pegar no sono. Pois esse pode ser o problema.
Algumas pessoas têm dificuldades para pegar no sono, e por isso recorrem a alguns efeitos sonoros que ajudam a dormir com mais facilidade. Hoje são muitos os sons de fundo para ajudar uma pessoa a adormecer mais rápido, e alguns até costumam dormir com a televisão ligada.
Mas você sabia que, a longo prazo, essa pode não ser uma boa ideia? Além disso, existem muitos riscos envolvidos com essa prática que parece ser bem simples.
O Instituto Europeu do Sono revelou que o ruído emitido pela televisão pode ajudar a aumentar a atividade elétrica, e os hormônios começam a acelerar, o que pode interferir diretamente no seu sono. Entenda melhor a seguir.
Riscos de dormir com TV ligada ou ruído branco
As pessoas que tem esse costume podem não perceber ou não sentir, mas o som da televisão, ou esses “ruídos brancos”, não deixam que seu corpo descanse totalmente, o que interfere no sono saudável e prejudica seu horário de descanso.
Isso se explica pelas células ciliadas, que são responsáveis por nos ajudar a ficar em alerta e acordar rapidamente, se for o caso. Isso porque elas têm um papel fundamental na capacidade auditiva.
O horário de dormir é muito importante para o corpo, porque é neste momento que ocorre o reforço de energia, revitalização da pele e desaceleração dos órgãos, que também descansam e poupam mais energia para nos manter vivos e bem no dia seguinte.
Manter as células ciliadas ativas a noite inteira interrompe esse processo natural que ocorre em nosso organismo enquanto dormimos. A Dra. Berta Altamirano, especialista em neurologia, relatou:
“Com a idade, as células ciliadas seriam afetadas se continuássemos a submeter nossos ouvidos ao ruído branco para adormecer, pois estariam continuamente ativos, o que gera desgaste.”
“Manter essas células submetidas a noite toda não é natural, já que nosso organismo precisa de descanso para desenvolver mecanismos de reparação.”
Outro risco de dormir com a televisão ligada ou um celular reproduzindo um som é a luz artificial à qual você fica exposto. A luz emitida por esses aparelhos é chamada de luz azul e também é prejudicial.
Essa luz prejudica nossos hormônios e a produção de melatonina. Além disso, mantém o nosso cérebro em alerta, impedindo-o de dormir profundamente.
Essa desregulação do sono pode causar fadiga, falta de energia no dia seguinte, tensão, ansiedade, transtorno do humor e problemas emocionais mais sérios, como a depressão. Não dormir corretamente é um dos principais fatores para adquirir doenças mais graves.
Hábitos ao dormir
Alguns hábitos são importantes para garantir um sono saudável e uma noite bem dormida, tais como:
- Ambiente adequado;
- Sem iluminação forte;
- Deitar quando estiver realmente com sono, ou em um horário específico todos os dias;
- Deixar de usar as redes sociais ou assistir TV pelo menos 1 ou 2 horas antes de deitar;
- Fazer exercícios;
- Comer bem;
- Ler um livro;
- Ouvir uma música relaxante antes de dormir, e não deixar tocar durante toda a noite.
Se estiver com muitos problemas ao dormir, procure um médico que possa te ajudar, e não demore a fazer isso se já for algo constante ou comum na sua rotina.