Conheça 5 locais incríveis do planeta onde o Sol não se põe no verão

Esses lugares não podem se esconder da luz solar durante o verão e, mesmo assim, suas temperaturas conseguem ser bem baixas.

Pôr do sol é um momento deslumbrante em que a natureza anuncia o início do período que conhecemos como noite. E embora esse evento possa acontecer diariamente na maioria dos lugares, há outros em que, quando chega a estação verão, isso é algo impossível de acontecer.

Mas, enquanto isso pode acontecer e o vemos como um anúncio de que a noite logo chegará, ele também é o momento em que o Sol não pode ser mais visto no horizonte, um evento totalmente oposto ao do nascer do Sol.

As regiões mencionadas anteriormente, que se encontram dentro do Círculo Polar Ártico, fazem parte do grupo de localidades em que, ao chegar o verão, o Sol nunca se põe. Esse misterioso evento também pode ser chamado, popularmente, de “Sol da meia-noite”.

Ao todo ele possui duração de dois meses, cerca de 60 dias, entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte e isso acaba sendo algo muito atrativo para os turistas visitarem determinada região.

Por que isso acontece?

A razão para isso acontecer apenas em determinadas regiões, como os polos, é graças à inclinação do planeta em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol.

Como o movimento realizado pelo Sol é circular, quando isso acontece, os moradores de tais regiões nunca conseguem ver o período escuro da noite nessas localidades. Em razão disso e agora que sua curiosidade está bastante aguçada (esperamos), confira a seguir em quais países esse fenômeno ocorre:

1 – Noruega, Svalbard

Na cidade de Svalbard, localizada na Noruega, os moradores do local são privilegiados em terem o Sol presente 24 horas por dia durante os meses de maio até final de julho.

O local, inclusive, recebeu fama por ser chamado de “Terra do Sol da Meia-Noite”. Nesta região, o local mais extremo foi registrado em um arquipélago onde o Sol permanece lá ao longo de incríveis 76 dias.

2 – Nunavut, Canadá

Nunavut é um estado localizado no Canadá. Ele tem uma porção continental considerável, mas, além disso, também possui uma das maiores partes do Arquipélado Ártico, próximo à Groelândia.

Nesta região, o Sol permanece por cerca de dois meses e durante o período do inverno há, no mínimo, três dias de escuridão completa.

3 – Akureyri, Islândia

Considerada a segunda maior ilha da Europa, a Islândia possui o maior IDH do mundo, porém o tempo em que o Sol permanece é de somente um mês de duração, mais especificamente no mês de junho.

Mas, se você deseja ver com perfeição o Sol durante o período da noite, você pode se locomover até a cidade de Akureyri, considerada a quarta cidade maior do território da Islândia.

4 – Barrow, Alasca

Localizada próximo ao norte do Alasca, Barrow tem a partir do mês de maio até julho para o Sol ficar 24 horas durante o período do verão. Porém, não se engane ao acreditar que esta região possua boas temperaturas, uma vez que o máximo que ela consegue chegar é de 10 °C, em momentos raros.

Já no período do inverno, a cidade passa 60 dias sem nenhum sinal do Sol, tendo a capacidade de chegar no mínimo a -27 °C.

5 – Lapônia, Finlândia

O último, porém não menos importante da nossa lista, fica localizado na Lapônia, Finlândia. Um dos lugares conhecidos como a “Terra do Papai Noel” e, por essa e outras razões, muitos turistas se locomovem até determinada área. Além disso, nesta região também é possível visualizar as auroras boreais durante a estação do inverno.

você pode gostar também