ChatGPT: vazamento recente de dados preocupa internautas

Ferramenta de inteligência artificial é alvo de ataque cibernético; entenda o caso.

De fato, vazamento de dados é um assunto muito delicado quando se trata de segurança on-line. Infelizmente, muitas vezes os cuidados que tomamos para proteger nossos dados na internet não são suficientes para garantir que nossas informações estejam seguras.

Um vazamento de dados ocorre quando informações pessoais, como senhas, informações pessoais, dados bancários, dentre outras são expostas abertamente sem autorização.

Esses vazamentos podem ser causados ​​por diversos motivos, como falhas de segurança em sistemas de armazenamento de dados, ataques cibernéticos, negligência de empresas ou de funcionários, dentre outros fatores.

Recentemente, ocorreu um vazamento de dados em um local que poucos esperavam que acontecesse: no ChatGPT. Esse chatbot se tornou extremamente popular nos últimos meses por conta da sua capacidade de interagir com os usuários imitando uma linguagem natural.

No entanto, um ataque cibernético explorou uma vulnerabilidade na segurança do ChatGPT, permitindo que dados de usuários da ferramenta da OpenAI ficassem inconsistentes.

Como aconteceu?

O vazamento aconteceu porque houve um problema em um programa usado para fazer a ferramenta. O problema permitia que algumas pessoas pudessem ver informações de quem que estava usando o ChatGPT ao mesmo tempo.

Além disso, aqueles que se inscreveram para a versão Plus da ferramenta também receberam e-mails com informações erradas.

Diante disso, a OpenAI, empresa responsável pela ferramenta, teve de desligar seus servidores para corrigir o problema. Porém, a descoberta da falha foi feita apenas alguns dias depois por uma empresa especializada em cibersegurança.

A Grey Noise, responsável por avaliar os “estragos”, declarou o seguinte:

“Embora não tenhamos informações sugerindo que algum ator específico esteja visando a instâncias de exemplo do ChatGPT, observamos essa vulnerabilidade sendo explorada ativamente.

Quando os invasores tentam a identificação em massa e a exploração em massa de serviços vulneráveis, ‘tudo’ está no escopo, incluindo quaisquer plug-ins ChatGPT implantados que utilizam esta versão desatualizada do MinIO.”

Quais são os danos?

Logo após o ocorrido, a OpenAI se manifestou dizendo que, apesar de as informações vazadas afetarem vários usuários, a parcela atingida é pequena. Isso é, cerca de 1,2% dos assinantes Plus da ferramenta.

você pode gostar também