Usar papel higiênico pode PREJUDICAR sua saúde! Saiba como substituí-lo

Uma alternativa mais saudável e sustentável já existe.

O papel higiênico é, sem dúvidas, um dos itens mais usados pelas pessoas no Brasil. Ele está presente nos banheiros de praticamente todos os lugares, sejam casas, restaurantes, lojas ou até postos de gasolina.

Conseguimos notar, nos últimos anos, como esse produto é indispensável. Com a pandemia, a procura por papéis higiênicos foi estranhamente incomum. Pessoas faziam filas só para adquirir grandes quantidades dessa mercadoria.

Mas será que usar papel higiênico faz mal? Bem, não é incomum encontrarmos relatos de pessoas que preferem evitar o uso prolongado deste item. E elas podem estar certas.

Usar papel higiênico faz mal?

Um estudo publicado pela revista Environmental Science & Tecnology Letters por pesquisadores da Universidade da Flórida alerta sobre o uso de papel higiênico. Embora seja composto majoritariamente de celulose, o produto possui outros materiais extremamente tóxicos em sua composição e que prejudicam não só a vida dos humanos, como também a natureza.

Os “poluentes eternos” ou também chamados “PFAs”, são compostos químicos presentes em diversos produtos, como tintas, embalagens, tecidos e, inclusive, em papéis. São chamados de “eternos” pois resistem por décadas à degradação natural.

A exposição a esses agentes químicos pode causar diversos problemas à saúde. Por isso, seu uso na produção de materiais tem sido evitado.

Esses PFAs estão presentes no papel higiênico que usamos tantas vezes diariamente. Com isso, uma alternativa já conhecida e muito mais sustentável já vem sendo adotada em diversos países e é a recomendação de médicos e estudiosos.

Uma alternativa sustentável e saudável ao papel higiênico

Estudo desaprova uso de papéis higiênicos. Saiba o porquê
Foto: Shutterstock

Os “bidés” são vasos usados para lavar as partes íntimas. Foram inventados há séculos atrás e ainda estão presentes em diversas residências pelo Brasil e pelo mundo. Nele, utilizam-se jatos de água para a limpeza.

Além de sustentáveis, são mais higiênicos, evitando o contato direto das mãos com a sujeira. Por isso, muitos países, especialmente na Europa, têm incentivado o uso de bidés ao invés de papéis higiênicos, visando uma diminuição de danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Com o tempo, esse produto pode substituir os papéis nas casas, reduzindo a produção e exposição aos PFAs e aumentando a qualidade de vida. Então, se você procura uma forma mais sustentável e saudável de se limpar, siga essa recomendação e adote o uso de bidés!

você pode gostar também