Uma falsa invasão alienígena afetou profundamente a história dos EUA; entenda
Há 85 anos, a narrativa de invasão alienígena 'A Guerra dos Mundos', de Orson Welles, mergulhou a população dos EUA em um pânico coletivo e aterrorizante.
Um episódio amplamente reconhecido na cultura popular celebrou seu 85º aniversário em 30 de outubro.
A dramatização radiofônica de 1938, liderada por Orson Welles, que retratou uma fictícia invasão alienígena, foi tão convincente que supostamente gerou pânico em massa nos Estados Unidos.
A narrativa de histeria coletiva tornou-se profundamente enraizada no folclore midiático, persistindo por décadas sem questionamentos significativos.
A intrigante história da suposta invasão alienígena nos EUA
Contudo, historiadores recentes, incluindo o professor W. Joseph Campbell da Universidade Americana em Washington, D.C., argumentam que o alarde em torno do suposto pânico foi exagerado.
Muitos ouvintes, conforme defende Campbell, compreenderam que o programa era uma obra de ficção desde o início.
A propagação da ideia de uma nação imersa no pânico foi ativamente alimentada pelos jornais da época. Em 1938, o rádio, um meio de comunicação em ascensão, concorria diretamente com a imprensa escrita pela disseminação de notícias.
Os telejornais, ávidos por retratar o rádio como irresponsável, contribuíram para a amplificação do mito, uma ideia que Orson Welles também endossou ao repetir a história inúmeras vezes em entrevistas subsequentes.
Embora a extensão real do pânico induzido pela produção de Welles permaneça incerta, alguns fatos são indiscutíveis. O programa destacou o poder e o potencial do rádio como meio de comunicação.
BBC News – Fonte — Imagem: Orson Welles no microfone ensaiando um de seus programas de rádio na CBS.
Na véspera do Dia das Bruxas de 1938, Welles, então com apenas 23 anos, conduzia os últimos ensaios de sua inovadora adaptação do romance de ficção científica ‘A Guerra dos Mundos’, de H. G. Wells.
Transformando a história em uma série de boletins jornalísticos realistas, Welles criou uma narrativa de urgência e medo ao ambientá-la nos Estados Unidos contemporâneos e alterar o cenário para Nova Jersey.
A transmissão, que simulava uma invasão alienígena iminente, apresentava efeitos sonoros realistas e um estilo documental, desafiando a fronteira entre realidade e ficção.
Alguns ouvintes, distraídos ou incapazes de sintonizar o aviso inicial de que se tratava de uma obra de ficção, acreditaram que estavam testemunhando uma transmissão jornalística autêntica.
O programa desencadeou uma série de eventos caóticos, com relatos de ouvintes tentando fugir de suas casas e até se preparando para se defender dos extraterrestres.
O escândalo resultou em uma investigação da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC), a qual concluiu que nenhuma lei foi violada, mas instou as redes a serem mais cuidadosas com sua programação.
Apesar das críticas iniciais e da controvérsia, a façanha radiofônica de Welles contribuiu para solidificar sua reputação como um mestre criativo.
O episódio também desempenhou um papel crucial em sua transição para Hollywood, onde dirigiu e estrelou ‘Cidadão Kane’ (1941), frequentemente considerado um dos maiores filmes de todos os tempos.
Independentemente da controvérsia sobre o real impacto do programa, ‘A Guerra dos Mundos’ de Orson Welles continua a ser um marco na história do rádio, destacando o poder da narração de histórias para envolver a imaginação do público.