Aprenda a desenvolver uma característica fascinante e desvalorizada que todo introvertido tem
Gênios e introvertidos compartilham de uma mesma habilidade poderosa que muitos desejam, mas não possuem. Veja qual é e como você pode desenvolvê-la.
É de conhecimento geral que pessoas introvertidas têm sérios problemas em se comunicar com os outros. E isso se torna uma séria preocupação para pessoas com essa personalidade, bem como para as que convivem com elas.
Em meio a todos os pensamentos negativos que os introvertidos têm para tentar se enquadrar no padrão daqueles que não têm essa dificuldade, está o de ficar pensando em como podem mudar a forma como se comportam.
Entretanto, pessoas introvertidas, em sua maioria, podem ser favorecidas por uma incrível habilidade atribuída às pessoas mais inteligentes e bem-sucedidas do mundo. Nomes como Bill Gates, Jeff Bezos e Elon Musk são dotados dessa simples habilidade.
Estamos nos referindo a resultados obtidos por pesquisas de uma neurocientista de Harvard, a habilidade, no entanto, é: escrever com clareza! Todo introvertido aprimora muito bem sua escrita como forma de expressar ideias, sentimentos e emoções.
Por que isso é fascinante? Não são todos que conseguem ser um bom redator! E, independentemente de qual seja o seu ambiente, ter a capacidade de se expressar corretamente, com atenção e de forma tática faz da comunicação de qualquer um mais confiante.
Como desenvolver ‘o poder’ dos introvertidos
Juliete Ham, que trabalha em Harvard como neurocientista, separou pelo menos 5 formas de atribuir essa incrível habilidade de pessoas bem-sucedidas e introvertidos à sua realidade.
1. Escreva com autoridade
Essa é a melhor forma de se apresentar como alguém capaz de executar qualquer ofício em seu trabalho com profundo comprometimento com o que lhe foi atribuído. Antes de finalizar seu texto e enviá-lo como concluído:
Desafie-se a remover o máximo de palavras e veja se o que foi escrito continua com a mesma estrutura inicial. Não seja descuidado, sempre esteja atento a questões como pontuação, concordância verbal, gramática, erros de digitação e consistência de números e dados.
Além disso, procure evitar o uso de muitas expressões de humor, porque, quando escritas, elas não têm o mesmo efeito que você imagina, e isso pode atrapalhar o leitor, principalmente se ele não entende sobre o que é a piada.
2. Escolha corretamente como vai compartilhar sua mensagem
Nem toda forma de escrita deve ser entregue da mesma forma, às vezes, um e-mail é o suficiente, mas, em algumas circunstâncias, é preciso estar pessoalmente no local.
Por exemplo: Se você estiver apresentando um trabalho com muitos gráficos, porcentagem e números, uma apresentação de PowerPoint é mais adequada.
Se você estiver redigindo um assunto que envolve muitos detalhes, utilizar os bullets points talvez seja o mais adequado, já que isso irá facilitar a compreensão do leitor.
3. Seja minucioso
Essa é uma forma de mostrar o seu trabalho com clareza e domínio, mostra que você está confiante e sabe o que está fazendo.
E, quando o assunto for um pouco mais técnico ou controverso, você pode conduzir os leitores conforme seus pensamentos transcritos. Nesse caso, tudo vai depender do contexto e de como você o utiliza no texto, ele é quem vai informar decisões importantes e nortear o leitor.
Por isso a importância de ser minucioso, uma vez que mostra o quão exato seu texto estará e o quão envolvido na escrita você está.
4. Facilite a leitura e a compreensão
Tenha em mente alguns detalhes importantes antes de enviar seus textos ou e-mails, como: O bombardeio de informações a que a pessoa a receber o texto é exposta o dia inteiro.
Não seja mais um que acredita veemente que o público vai entender o que você está pensando, traga para ele sua realidade com informações básicas, mas assertivas. Por isso:
- Seja claro logo no início da mensagem;
- Vá direto ao assunto;
- Não deixe ao acaso porque você está entrando em contato;
- Formate o texto com frases curtas ou marcadores.
- Caso sua escrita ultrapasse o limite de uma folha, não envie tudo em único documento, separe as informações restantes em um outro documento e o envie separadamente.
- Tenha detalhes específicos frisados, como data-limite, prazos, metas etc.
5. Evite jargões
Não importa o quanto você encare uma expressão como universal, talvez ela até seja mesmo, mas não use em seus textos. O mesmo acontece com siglas, por mais conhecidas que sejam, nunca devemos decidir que o leitor vai entender o que está escrito.
A linguagem simples e clara vai sempre continuar sendo a melhor forma de comunicar uma informação, seja ela qual for.
Em vez de siglas ou jargões, use analogias, exemplificações e gráficos, isso tornará mais eficaz a apresentação do assunto em questão e garantirá que você alcance seu objetivo com o texto escrito.