Um dos melhores vilões de ‘Star Trek’ teve sua história alterada
O último episódio de 'Star Trek: Prodigy' acabou mostrando uma reviravolta ao cânone Borg, conseguindo conectar ele a 'Star Trek: Picard', confira!
Uma situação bem interessante na trama do último episódio da série animada “Star Trek: Prodigy” é que os fãs estão especulando algo que poderia gerar implicações para o cânone de Borg e uma conexão relacionada às aventuras de live-action.
O episódio 12 da primeira temporada do programa, o qual recebeu o título de “Let Sleeping Borgs Lie”, fez sua estreia no dia 3 de novembro na Paramount+ e mostra a tripulação do USS Protostar encontrando um cubo Borg adormecido, que os fãs estão teorizando que pode ser o mesmo cubo apresentado na primeira temporada de “Star Trek: Picard”.
Por mais que Prodigy seja uma produção da Nickelodeon, promovida como um “show infantil”, acabou que encontrou um público entre os Trekkers de todas as idades, que apreciam as histórias divertidas e perspicazes de um grupo de adolescentes escravizados de várias espécies alienígenas que se unem e roubam uma nave abandonada da Federação e enfrentam aventuras por toda a galáxia.
Eles são acompanhados por um programa de treinamento de holograma projetado para se parecer com a almirante Kathryn Janeway.
Essas aventuras acabam parando quando eles encontram um cubo Borg adormecido no espaço, com uma tripulação adormecida de Borg ainda a bordo.
A tripulação embarca no cubo na esperança de conseguir usar ele para encontrar uma maneira de remover a arma mortal a bordo do Protostar. Claro, os Borg despertam, Zero e Medusan são assimilados (temporariamente), mas conseguem se libertar e a tripulação consegue escapar.
Porém, os fãs estão especulando que o cubo seja o mesmo de Picard, por diversos motivos, principalmente porque Prodigy se passa no mesmo período.
Inverso aponta que Prodigy se passa em 2383, e a primeira temporada de Picard se passa em 2399, em que o cubo é encontrado e acaba sendo estudado como “O Artefato”.
Também não há muitos cubos Borg vagando por aí, mas pelo menos é possível encontrar alguns visualmente semelhantes.
O que a gente sabe é que o cubo Borg em Picard foi encontrado desativado e à deriva no espaço porque tenta assimilar uma nave romulana e falha.
É possível dizer que este é o mesmo cubo, e seus esforços fracassados para assimilar os romulanos podem até estar ligados ao fato de que a desassimilação bem-sucedida de Zero pode ter afetado o coletivo do cubo de alguma forma.
Agora, para os fãs que estão precisando de uma atualização, a verdadeira Janeway foi capaz de derrotar os Borg em “Star Trek: Voyager” usando um patógeno neurolítico. É provavelmente por isso que o cubo Borg encontrado pela tripulação Protostar está à deriva.
Se este cubo for o mesmo que mais tarde foi encontrado e identificado como “O Artefato”, ele serve como um pequeno “Easter Egg” legal para os fãs conectarem a série animada ao enredo de live-action.
Quando um fã trouxe essa teoria à atenção do escritor e produtor de “Star Trek: Prodigy” Aaron J. Waltke, ele não a confirmou, mas especulou que possivelmente poderia ser o mesmo cubo. “Talvez…”, escreveu Waltke, depois de quebrar a cadeia de eventos logicamente.
The design of the Borg cube in Prodigy looks suspiciously like the Artifact in Picard. Could it be the same ship? @GoodAaron #StarTrek #startrekprodigy
— Steven Mathias (@stvmathguitar) November 3, 2022
Sabemos que, de acordo com os detalhes da primeira temporada de “Star Trek: Picard”, o cubo Borg desligou depois de ser emocionalmente sobrecarregado por um romulano que ele assimilou.
Não seria muita especulação dizer que a capacidade de Zero de se libertar, devido ao apego emocional aos outros membros da tripulação, plantou uma semente no Coletivo Borg que foi explorada pelos romulanos.