Um dos maiores estúdios de jogos será fechado; saiba qual é ele
Após dois meses de sua aquisição finalizada pela Embracer Group, a Square Enix Montréal anunciou a notícia acerca do encerramento.
O Embracer Group encerrará as atividades da Square Enix Montréal. O estúdio já teria um novo nome (Onoma) e foi adquirido pela holding sueca em maio deste ano. De acordo com a nova dona da desenvolvedora, essa decisão é resultado de um foco reforçado na produção de games para PC e consoles de mesa, o que não daria espaço para o estúdio.
Após dois meses de sua aquisição ter sido finalizada pela Embracer Group, a Square Enix Montréal deu a notícia do encerramento. Porém, o que torna a situação bastante estranha é o fato de que, há menos de um mês, o estúdio havia mudado seu nome oficial para Onoma.
É compreensível que processos de mudança de marca não são muito baratos, o que causa estranheza pelo fato de que a Embracer tenha permitido que isso acontecesse, dados os seus planos de encerrar as atividades da divisão.
Além do desligamento da Onoma, a Embracer também fechou sua divisão de publicação, afetando mais de 200 pessoas, sendo que apenas algumas serão transferidas para a Eidos Montreal em projetos de PC e console.
Os rumores que se espalham é de que a Embracer não tem planos para atacar o mercado móvel, pelo menos não com a oferta da Onoma, que é reconhecidamente abaixo em comparação com outros lançamentos móveis no atual mercado de jogos móveis. O fechamento da Square Enix Montréal acontece poucos dias antes de ela completar mais de uma década de atividades.
Fundado no dia 21 de novembro de 2011, o estúdio tinha como objetivo inicial criar jogos da série “Hitman” para consoles de mesa, mas, devido a uma troca de direção, especializou-se no lançamento de jogos do estilo puzzle para plataformas mobile.
Também ainda não se sabe por que a empresa vendeu o jogo “Tomb Raider”, uma franquia com mais de 88 milhões de vendas ao longo da vida, a preço de banana. De acordo com a IGN, a mudança é provavelmente uma medida de corte de custos, e alguns funcionários serão transferidos para um estúdio-irmão, o Eidos Montreal, que foi adquirido ao lado da Onoma e da Crystal Dynamics, com sede em São Francisco.
Por fim, antes dessa aquisição, o trio de estúdios era conhecido por lançar alguns dos melhores sucessos da história dos jogos, incluindo algumas franquias que são muito conhecidas e representam boas lembranças para a população de jogos mais velha.