Um alimento polêmico: o que há dentro das salsichas? Saiba o que é mito e o que é verdade!

Desvende os mitos e descubra o que realmente compõe as salsichas, seus ingredientes e como são feitas.

Você provavelmente já ouviu verdadeiras histórias de horror envolvendo as salsichas, não é mesmo? Como aquelas de que elas contém olhos, pés e todo tipo de coisa bizarra. Porém, isso é absolutamente ERRADO.

Vamos esclarecer essas informações equivocadas de uma vez por todas, mas antes de tudo, vamos definir o que exatamente é uma salsicha para aqueles que não sabem.

Segundo definições, a salsicha é um item em forma de cilindro, normalmente preenchido com carne suína moída e temperada, envolta em uma pele. Esse alimento é vendido cru para ser grelhado ou frito antes do consumo

O que compõe as salsichas?

Agora, vamos analisar a essência da questão. A maioria das salsichas é feita de carne moída (geralmente de porco, mas pode ser usado qualquer tipo de carne), um aglutinante (geralmente farelo de pão, às vezes farinha de arroz em versões sem glúten), água e temperos.

Alguns tipos de salsichas comerciais podem conter gordura, pele de porco emulsionada ou até mesmo pele de frango, mas isso é o mais assustador que pode acontecer atualmente.

Se você não acredita, pode sempre verificar os ingredientes nas embalagens de salsichas pré-embaladas, pois qualquer miudeza ou gordura deve ser listada separadamente dos outros ingredientes.

Até mesmo o sangue usado em salsichas de sangue, como o black pudding, por exemplo, será listado separadamente nos ingredientes.

Quais partes de animais estão presentes nas salsichas?

A maioria das salsichas de açougue é feita a partir de aparas de carne. Por exemplo, qualquer sobra de cortes, como costeletas, bifes ou partes removidas ao produzir assados, pode ser utilizada na produção dessa iguaria.

Além disso, partes como ombro ou barriga do animal também são utilizadas, pois esses cortes contêm um pouco mais de gordura, o que é necessário para obter a consistência adequada do produto final.

A qualidade das salsichas e os ingredientes utilizados

Uma salsicha de boa qualidade não conterá partes “menos desejáveis” do animal ou miúdos. Certamente não usamos nada disso ao fazer nossas salsichas, e a maioria dos bons açougues também não. O principal motivo para isso é que essas partes não resultam em uma salsicha de qualidade com a consistência adequada.

Além disso, para sua tranquilidade, qualquer miudeza usada na fabricação de salsichas é exigida por lei (no Reino Unido) a ser declarada na lista de ingredientes, juntamente com a porcentagem no produto final. Portanto, você certamente não estará comendo nada de que não esteja ciente.  

Vale ressaltar novamente que, a menos que esteja listado nos ingredientes do produto, o uso de miudezas não ocorre, portanto, não há absolutamente nenhuma carne de cabeça, lábios, ouvidos ou qualquer outra coisa que alguém já lhe tenha dito.

Desvendamos os mitos e revelamos a verdade sobre esse alimento tão polêmico.  Agora, você pode aproveitar suas salsichas favoritas com tranquilidade, sabendo exatamente do que elas são feitas.

você pode gostar também