Tudo o que você precisa para escolher entre GTX 1060 ou RTX 3050

Está em dúvida no momento de escolher uma placa? Comparamos a GTX 1060 e a RTX 3050

Caso você esteja em dúvida sobre adquirir uma placa de entrada ou uma solução intermediária, este é o lugar certo para sanar seus questionamentos. Pois aqui você verá um pequeno comparativo entre a GPU GTX 1060 e a GPU RTX 3050. Confira a baixo:

Leia mais: A nova tecnologia do Face ID que impede o desbloqueio de tela quando você está dormindo

Especificações

Com um design mais velho, a GTX 1060 é uma placa que encontra-se no mercado com versões de 3 ou 6 GB GDDR5, características que não são aconselháveis caso você deseje jogar alguns games modernos.

No entanto, por outro lado, a RTX 3050 é uma placa com a nova tecnologia Ampere, com 8 GB GDDR6, com suporte a tecnologias Ray Tracing e DLSS, sem mencionar que sua compatibilidade é mais elevada com os novos recursos disponibilizados no mercado.

Performance

De acordo com as informações disponibilizadas no site, o ganho de velocidade entre a RTX 3050 e a GTX 1060 pode atingir 27%, o que, por sua vez, pode afetar diretamente na performance do produto. Afinal, a RTX 3050 possui recursos mais modernos, é capaz de fornecer maior quantidade de quadros em jogos, inclusive, na qualidade visual.

Ao mesmo tempo em que a GTX 1060 é uma placa que oferece suporte a VR, a RTX 3050 possui Tensor Core, o qual concede a utilização do recurso de Ray Tracing por hardware, além da utilização do DLSS, que melhora automaticamente o desempenho da GPU.

Consumo

No quesito de consumo energético, a GTX 1060 possui vantagem em relação a RTX 3050, pois seu gasto é inferior. Isso acontece, principalmente, pela exigência de uma fonte de 400 W, além do conector complementar de seis pinos.

Porém, embora haja uma fonte (PSU) mais forte, a RTX 3050 possui mais eficiência quando levamos em consideração a performance por Watt. Todavia, há mais retorno para o consumidor investir em uma placa mais moderna e eficiente.

Preço e disponibilidade

É evidente que o custo da GTX 1060 será mais acessível, caso você não possa investir em algo mais moderno no momento, justamente por ser um modelo de 6 GB.

Porém, por outro lado, se levarmos em conta que a disponibilidade da RTX 3050 ainda não ser tão grande, devido ao fato se ser recém-lançada, é possível encontrar ela com valores a partir dos R$ 2.399.

você pode gostar também