Traição é ‘contagiosa’? Pesquisadores estão em CHOQUE com nova descoberta

Um estudo recente sugere que a infidelidade pode ser 'contagiosa' e influenciada pelo círculo social. Sendo assim, de acordo com a pesquisa, amigos infiéis podem, sim, aumentar a probabilidade de uma pessoa trair outra.

Infidelidade é um tema que está na sociedade há séculos, e interfere diretamente na visão moral, cultural e emocional. Atravessando épocas, culturas e sociedades, a compreensão do que é, de fato, ser infiel varia, do mesmo modo que as razões pelas quais ela acontece.

As causas são inúmeras. Para alguns, pode surgir do desejo de experimentar o novo ou de escapar da rotina. Para outros, pode ser resultado de descontentamentos emocionais, físicos ou de questões pessoais não resolvidas.

Há também quem veja uma oportunidade de chamar a atenção, obter reconhecimento e validação, sentimentos que não estavam, até então, presentes.

Independentemente do motivo, a infidelidade é uma manifestação de necessidades, desejos ou conflitos internos que se expressam em uma relação com outra pessoa fora de um compromisso emocional.

Para alguém que comete tal ato, pode haver uma mistura de sentimentos, desde satisfação até sentimento de culpa, vergonha e arrependimento.

O entendimento sobre isso pode mudar com o tempo e a reflexão. No entanto, para uma pessoa que foi traída, sentimentos como raiva, tristeza e confusão são vistos como os mais frequentes. Além disso, ela começa a questionar o seu próprio valor e a confiabilidade do parceiro.

Foto: Freepik/Reprodução

O que estudos revelam sobre as traições?

Uma pesquisa meticulosa conduzida pelo site especializado em relacionamentos extraconjugais, Second Love, trouxe à tona uma descoberta intrigante.

De acordo com a investigação, que envolveu a participação de 2,4 mil indivíduos, abrangendo tanto homens quanto mulheres, surgiram manifestações indicando que a infidelidade pode ter um caráter supostamente contagioso.

O que se desvendou a partir das respostas coletadas foi que o contexto social em que os indivíduos estão inseridos exerce uma influência significativa sobre suas ações.

Dentro de um cenário em que um casal está frequentemente cercado por amigos que optam pela infidelidade, a probabilidade de eles mesmos serem impelidos a seguir um caminho semelhante aumenta. Essa observação sugere uma dinâmica complexa de influência social no comportamento de traição entre parceiros.

você pode gostar também