Top 5 Filmes que previram com PRECISÃO o futuro

Pode ser que nunca encontremos um planeta com povo azul como em Avatar, ou que nunca enfrentemos uma revolta de macacos. Nesse Top 5, porém, veremos filmes que de alguma forma acertaram com precisão acontecimentos futuros.

Vamos considerar que realmente não vivemos em uma Matrix. Na maioria das vezes, Hollywood exagera um pouco e as visões cinematográficas do futuro são um pouco fora de sintonia com a realidade.

Porém, algumas vezes, os profetas do cinema acertam as coisas surpreendentemente. Alguns filmes nos mostraram gadgets inovadores décadas antes de se tornarem parte de nossas vidas, outros previram grandes tendências e mudanças culturais e outros ainda previram com precisão vários desenvolvimentos na ciência, tecnologia e sociedade em geral.

Confira nosso Top 5 Filmes que previram com PRECISÃO o futuro

5- O SHOW DE TRUMAN E OS REALITY SHOWS

top

Lançado bem antes dos Reality Shows se tornarem o sucesso absurdo que são hoje, O Show de Truman contou a história improvável de um vendedor de seguros bem-humorado que passou a ser a estrela alheia de um programa de TV 24 horas. No filme, ele é foi o primeiro bebê “adotado” por uma empresa.

As pessoas no filme acompanhavam a rotina do protagonista – exatamente como fazem hoje – e seguiam seus gostos, manias e hábitos. detalhe: num program sem comerciais, sem fim.

Em 1998 parecia apenas ficção, mas hoje em dia, o filme reflete nossa própria realidade e isso é assustador. Na época do filme faltava pouco para o fenômeno reality show tomar conta do mundo. Hoje em dia, Truman agora parece apenas mais um filme dentre tantos.

4 – TABLETS EM 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

O saudoso gênio Stanley Kubrick sempre pareceu “pensar” fora da terra. Imaginar que ele pode ter previsto tecnologias que só veríamos 50 anos no futuro em algum momento chega a assustar.

São tecnologias vistas no filme como o “NewsPad” do romance de Arthur C. Clarke de mesmo nome, por exemplo, parece e funciona exatamente como um iPad. E os personagens do filme, estão a 320 quilômetros acima da Terra, assistindo à Netflix e rindo de memes, provavelmente, enquanto Steve Jobs ainda estava na puberdade.

No filme também vimos monitores de tela plana que fazem chamadas de vídeo e o HAL 9000 é basicamente Siri ou Alexa – embora seja uma versão muito mais calculista e assassina.

Vale lembrar que ainda há a representação do turismo espacial no filme. Esse setor pode ainda não ter se desenvolvido tão rapidamente quanto Kubrick e Clarke imaginaram, mas está no caminho certo.

Ônibus espaciais comerciais, turismo orbital e hotéis espaciais estão sendo desenvolvidos por empresas privadas. E 2001 nos mostrou tudo isso antes mesmo dos humanos pousarem na lua .

3 – A VISÃO DE 2054 DO MINORITY REPORT É MUITO FAMILIAR

Philip K. Dick é outro escritor que parece ter viajado no tempo. Steven Spielberg trouxe sua história visionário para a tela grande em 2002.

Spielberg consultou diversas equipes para o filme ficar o mais plausível possível, então, não é muito surpreendente que o filme tenha algumas coisas certas.

É surpreendente o quanto disso já parece familiar – especialmente quando ainda estamos algumas décadas antes de 2054.

Tom Cruise com suas luvas movendo as mãos na frente de uma tela apenas parecia legal em 2001. Agora, temos até video-games com essa tecnologia, com interfaces de usuário baseadas em gestos que usamos na vida real.

Publicidade direcionada – como vimos no filme – é outro grande problema da nossa época. Uma coisa perturbadora no filme é que como hoje em dia parece que só existe a vida online.

Use o Facebook por alguns minutos e você basicamente obterá o equivalente virtual dessa propaganda direcionada.

Depois, há uma coisa fascinante e perigosa: o “policiamento preventivo”: no filme Minority Report, a polícia interpreta as visões de três humanos sensitivos para prender possíveis culpados.

A vida real ainda não produziu nada tão sinistro, mas a polícia começou a experimentar o uso de algoritmos para sugerir onde e quando os crimes ocorrerão, quem pode cometê-los e quem pode ser vitimado. Afinal de contas, o que poderia dar errado?!

Nosso Top 5 não poderia deixar de falar sobre privacidade

2 – INIMIGO DO ESTADO ESTAVA CERTO SOBRE O VERDADEIRO INIMIGO

Se considerarmos os e-mails internos da NSA (Agência de Segurança Nacional) obtidos pelo Buzzfeed News na época desse filme, os funcionários da agência não ficaram muito felizes em se ver retratados como vilões neste filme com Will Smith de 1998, e consideraram o filme altamente impreciso e prejudicial à sua reputação.

Para o público de 1998, a ideia de que as agências de inteligência podiam assumir o controle de qualquer câmera do país e ouvir qualquer ligação telefônica provavelmente parecia o tipo de teoria da conspiração maluca e exagerada reservada apenas para blockbusters de Hollywood.

Mas, como os vazamentos de Edward Snowden em 2013 deixaram claro, o filme realmente previu o aumento do estado de vigilância da América com uma precisão surpreendente. E digo surpreendente mesmo.

Snowden mostrou ao mundo que a NSA vinha monitorando as comunicações digitais dos cidadãos americanos desde pelo menos 2001 (Após os eventos do 11 de Setembro).

Isso incluía monitorar e armazenar dados privados de usuários de grandes empresas de tecnologia, coletar registros telefônicos, interceptar mensagens de texto e, potencialmente, espionar governos estrangeiros.

Sabe a teoria da conspiração que vimos em Inimigo do Estado? Nunca foi um exagero e sim uma previsão assustadoramente precisa.

1 – AS PREVISÕES DE 2015 DE BACK TO THE FUTURE II FORAM VÁRIAS

OK, antes que você venha cobrar o hoverboard (skate flutuante) ou um carro que voe, já confesso que De Volta Para o Futuro II de 1989 não acertou tudo.

Mas sua visão de Hill Valley em 2015 ainda é extremamente impressionante em sua precisão. Entre as previsões mais surpreendentes, o roteirista Bob Gale cravou previsões como os fones de ouvido proto-Google Glass / Oculus Rift VR (vistos em uso na casa do McFly), a facilidade para realizar pagamentos móveis e TVs de tela plana, e nossa obsessão com a nostalgia dos anos 80.

Há também o anúncio holográfico de Tubarão 19 visto na praça da cidade, que parecia antecipar a mania do cinema 3-D em que ainda estamos engatinhando, confesso.

Talvez o mais estranho seja a previsão quase exata de que os Chicago Cubs iriam vencer a World Series em 2015, após um hiato de 108 anos.

Na realidade, isso aconteceu um ano depois, então qualquer máquina do tempo que os cineastas estavam usando obviamente ainda tinha alguns ajustes para serem feitos…

E aí, o que você achou desse post e de das previsões que foram apresentadas?

Deixe sua opinião nos comentários!

você pode gostar também