Saiba quais são as 5 cidades mais populosas e as 5 mais vazias do Brasil
Reunimos para você os dados atualizados sobre os municípios.
Considerando em qual cidade gostaria de morar? Ou, quem sabe, visitar? Se você gosta de cidades grandes, trouxemos quais são as cinco mais populosas do nosso País. Porém, se prefere as pequenas, também podemos ajudar!
Cidades menos populosas podem lhe proporcionar uma sensação de calma e tranquilidade, o que é perfeito para quem busca desacelerar e descansar. Ler livros, ver bons programas na televisão ou uma viagem tranquila. Já nas cidades mais populosas, existem programas e oportunidades diferentes de emprego e lazer.
O termo “populoso” se refere ao número total de habitantes de uma cidade. Por isso, é possível conferir as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Por sua vez, os resultados do Censo 2023 têm previsão para sair em março.
O IBGE realiza uma série de pesquisas de dados demográficos, sociais, econômicos e ambientais. Mas a principal delas é o Censo, que ocorre a cada dez anos e mapeia de forma abrangente o território brasileiro, sendo responsável por determinar o tamanho e as características da população.
A seguir, confira o ranking dos municípios mais e menos populosos. Os dados são de 2022.
5 cidades menos populosas do Brasil
- Serra da Saudade (Minas Gerais) – 836 habitantes;
- Borá (São Paulo) – 877 habitantes;
- Araguainha (Mato Grosso) – 946 habitantes;
- Anhanguera (Goiânia) – 927 habitante;
- Engenho Velho (Rio Grande do Sul) – 986 habitantes.
- São Paulo (SP) – 12.200.180;
- Rio de Janeiro (RJ) – 6.625.849;
- Brasília (DF) – 2.923.369;
- Salvador (BA) – 2.610.987;
- Fortaleza (CE) – 2.596.157.
Desde 2000, o IBGE produz projeções populacionais para o Brasil com base em métodos demográficos.
Por sua vez, as projeções populacionais recebem revisão regularmente após a realização de um censo ou censo populacional, ou ao verificar mudanças nas tendências de previsão de comportamento para qualquer componente da dinâmica populacional: mortalidade, fertilidade ou migração.
Por fim, o método de composição populacional que o IBGE usa na construção de projeções populacionais e a matemática de tendência de crescimento no cálculo de estimativas de população urbana são estruturalmente determinísticos e não podem calcular uma margem de erro para a população.