Todos os recursos de segurança do WhatsApp para ajudar a manter seus bate-papos seguros

Confira aqui todos os recursos que podem te ajudar a se proteger e a manter sua privacidade

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagem mais utilizados no mundo inteiro. Se esses números já eram altos antes de 2019, com certeza, a pandemia aumentou ainda mais a sua quantidade de usuários que, cada vez mais, dependem deste serviços para se manterem informados e, consequentemente, passando mais tempo conectados.

Leia mais: WhatsApp testa novo prazo para uma de suas funcionalidades

Nesse processo de aceleração da vida online, é importante adotarmos mais cuidados e medidas de prevenção de ataques nesses ambientes. Confira todos os recursos do WhatsApp que podem te ajudar a se proteger e a manter sua privacidade:

Conversas criptografadas: Todas as mensagens do WhatsApp, independente de seu conteúdo (texto, fotos, vídeos, documentos, arquivos, etc) contam com criptografia de ponta a ponta. Isso significa que apenas você e a pessoa com quem estiver conversando podem ler suas mensagens, impedindo sua operadora e o próprio WhatsApp de ter acesso.

Verificação em duas etapas: Esse recurso adiciona uma etapa a mais de segurança no acesso à sua conta. Quando esse recurso está ativado, o WhatsApp exige uma senha de seis dígitos para fazer login. Essa senha passará a ser exigida, mesmo que o seu chip tenha sido clonado ou roubado e o seu código de verificação tenha sido comprometido.

WhatsApp trancado com Reconhecimento Facial ou Impressão Digital: O app oferece aos usuários a possibilidade de trancá-lo com impressão digital no Android ou com reconhecimento facial, no iPhone. Esse recurso segue disponível mesmo que o celular em si já esteja destravado.

Mensagens que se excluem sozinhas: Um novo recurso do WhatsApp permite que você determine por quanto tempo uma mensagem ficará disponível para ser lida pela pessoa com quem você está conversando. Quando esse tempo passa, as mensagens se excluem sozinhas. O recurso está disponível tanto para mensagens privadas quanto mensagens em grupo e permite que o usuário escolha que as mensagens sejam excluídas em 24 horas, 7 dias ou 90 dias. Isso pode ser útil para quando é necessário compartilhar um conteúdo sensível com algum contato, como códigos de acesso e senhas de cartões.

Ver uma vez só: A opção do WhatsApp de “ver uma ver só” se trata de algo similar ao recurso anterior, porém, esta funcionalidade está restrita a vídeos e fotos, que o usuário pode configurar para que a pessoa que os recebeu consiga visualizá-los apenas uma vez, tornando-se indisponíveis imediatamente após abertos.

Backup com criptografia de ponta a ponta: O WhatsApp também oferece sua tecnologia de criptografia de ponta a ponta para seus backups. Isso significa que quando mensagens e arquivos do WhatsApp forem salvos na nuvem durante um backup, esses dados serão criptografados. Isso impede que um invasor, que possui acesso à sua conta do Drive ou do iCloud, consiga ver o conteúdo de suas mensagens.

Bloquear e reportar: Um dos recursos mais simples da lista, mas que ajuda o usuário que está utilizando-a no momento, além de todos os futuros usuários do aplicativo. Quando você bloqueia alguém, tem a opção de também reportá-lo para a empresa, assim como optar por manter as mensagens no seu celular para que possam ser entregues à polícia ou a agências de checagem de fatos posteriormente.

Configurações de privacidade de grupos: Um novo recurso muito importante do WhatsApp é a possibilidade do usuário mudar, nas configurações do app, quem pode adicioná-lo a grupos. Isso impede que o usuário seja incluído contra sua vontade em grupos de spam ou desinformação.

Além de todos os recursos, o WhatsApp constantemente divulga relatórios em que todas as reclamações feitas por seus usuários podem ser vistas, além de expor quais foram as ações tomadas pela empresa em relação àquela reclamação, além das medidas que o WhatsApp tomou para impedir que qualquer tipo de dano relatado volte a acontecer com seus usuários. Só no mês de novembro de 2021, a empresa relata ter banido mais de 1,75 milhões de usuários que desrespeitaram suas regras e termos de serviço.

você pode gostar também