Censura: TikTok é PROIBIDO na China; saiba o motivo

O aplicativo originado na China não pode ser usado pelos próprios cidadãos.

O TikTok é uma das redes sociais mais utilizadas, e o seu sistema de funcionamento atrai muito os jovens por ter vídeos curtos e com grande variedade de nichos, com assuntos que atendem a todos. No entanto, o TikTok é proibido na China, mesmo sendo um app chinês. Acompanhe a leitura e entenda essa polêmica!

As problemáticas do TikTok

O TikTok é uma rede social muito famosa entre os mais jovens, e os conteúdos de humor e dicas são os nichos mais populares no aplicativo. No entanto, os mais velhos estão cada vez mais adeptos ao app com o passar do tempo, já que ele oferece benefícios.

No entanto, alguns problemas circundam o famoso aplicativo. O primeiro deles, e talvez o mais perceptível, é o vício que é gerado no cérebro, principalmente de crianças que estão em desenvolvimento.

Por conta do conteúdo se tratar principalmente de vídeos curtos e engraçados, na maioria das vezes, alguns hormônios são liberados por conta do sentimento de satisfação criado. Com isso, muitas pessoas ficam “dependentes” dessa sensação, aumentando o tempo de tela.

Além disso, o Reino Unido recentemente aplicou uma multa contra o TikTok no valor de 80 milhões de reais! A multa milionária foi resultado do uso indevido dos dados de menores de idade, visto que o app supostamente violou a lei que protege as crianças nesse sentido.

Ademais, nos Estados Unidos, ele também corre o risco de ser banido, e já está proibido em todos os dispositivos federais e em mais da metade dos governos estaduais. Isso ocorreu por conta de uma suposta ligação da empresa com a espionagem do governo chinês.

No entanto, uma condição foi imposta. Há uma pressão para que o TikTok seja vendido a uma empresa do país. Caso contrário, a ameaça é banir totalmente a plataforma.

O TikTok na China

A China tem um dos regimes de censura mais rígidos do mundo. Por isso, foi criado o “Douyin”, uma versão do TikTok para o país, que deve seguir as regras impostas pelo governo.

Existem muitas diferenças entre ambos, principalmente em relação ao mercado de compras, filtros de beleza e sobretudo em relação ao bloqueio de informações “politicamente sensíveis”.

você pode gostar também