'TikTalk', o sotaque dos influenciadores, pode indicar nova linguagem
Os influenciadores, dia após dia, assumem uma postura diferenciada ao gravar publicidades e podem ter um novo tipo de linguagem.
Em um cenário em que influenciadores virais têm exercido um forte impacto nas últimas décadas, a Geração Z e as estrelas da mídia social millennial adotaram coletivamente as características de voz de VIPs como Kim Kardashian, Britney Spears e Ariana Grande.
Não somente as divas do pop seguem por esse novo caminho linguístico. Os influenciadores, atualmente, têm uma forma específica de se comunicar com o público — e isso não acontece por simples obra do acaso.
Tal tendência de imitação vocal, popularmente conhecida como ‘TikTalk’ ou ‘sotaque influenciador’, reflete uma evolução cultural e levanta a especulação de especialistas em linguística.
O alerta é que esse pode ser o futuro do sotaque inglês, influenciado diretamente por esses famosos das mídias digitais.
A nova linguagem dos influencers
O professor de linguística da Universidade de Warwick, Christopher Strelluf, recentemente compartilhou a linha de pensamento sobre o fenômeno emergente conhecido como ‘TikTalk’, descrevendo-o como algo inovador que tem se difundido entre os jovens.
Influenciadores surgem com nova perspectiva de linguagem – Imagem: Reprodução
Em uma entrevista ao ‘NationWorld’, Strelluf apontou duas características distintas presentes na voz viral da Internet: o ‘uptalk’, caracterizado pelo uso de uma entonação crescente em frases declarativas, e o ‘vocal fry’, que acrescenta um som grave às vogais.
O linguista esclareceu que, embora tais elementos já façam parte do inglês, sua presença no ‘TikTalk’ impulsiona sua disseminação contínua online.
Ele explicou ainda que essa prática, com o uso de uma entonação ascendente no final de uma frase ou a extensão de uma vogal, sinaliza a mensagem de que a pessoa não concluiu sua fala e deseja continuar.
O especialista antecipou que, no futuro, o uso do ‘uptalk’ da maneira mencionada provavelmente se tornará a norma.
Com isso, sugere que plataformas como o TikTok desempenharão um papel significativo ao introduzir tais mudanças a um público mais amplo, incentivando os jovens a adotarem esses recursos, já integrados à sua linguagem, com mais frequência.