‘Tijolão’: saiba mais sobre o PRIMEIRO aparelho celular a fazer uma ligação na década de 1970
Feito completou 50 anos na última segunda-feira.
Na última segunda-feira (3), completaram-se cinquenta anos da primeira ligação oficial de um telefone móvel. Com o nome de DynaTAC 8000X, o aparelho fez a primeira transmissão.
Mas se você reclama dos smartphones grandes que possa ter, vamos mudar seu conceito agora. Isso porque esse aparelho histórico tinha cerca de 1,4 quilo. Com toda certeza, deveria ser horrível fazer uma ligação dele.
Por isso, hoje, vamos falar sobre o DynaTAC 8000X, que fez parte de um momento completamente histórico. Confira agora mesmo alguns detalhes e curiosidades sobre esse aparelho.
Qual aparelho fez a primeira ligação de celular?
Chamado de DynaTAC 8000X, ele era um aparelho da Motorola e foi responsável por fazer a primeira ligação de um aparelho celular, em 3 de abril de 1973. O percursor desse movimento incrível foi Martin Cooper, engenheiro que trabalhou na Motorola e ganhou a alcunha de “pai do celular”.
Antes desse grande passo, era necessário que o celular ficasse dentro do carro, porque havia toda uma parafernália para fazê-lo funcionar. Então, quando Cooper fez a sua primeira ligação, ele ligou para um operador da AT&T para dizer que conseguiu completar a chamada sem a necessidade de um operador nas duas pontas.
Apesar da grande proeza, o DynaTAC 8000X foi comercializado apenas dez anos depois de Martin Cooper realizar a ligação. Ele foi de 13 kg para 1,1 kg e não dependia da bateria do carro para funcionar. Ele tinha sua própria fonte para bateria e podia manter uma ligação por até trinta minutos.
Para atingir uma carga completa, o celular precisava ficar dez horas na tomada. O que era muito tempo, se pensarmos que hoje existem aparelhos que carregam em, no máximo, uma hora. Outro ponto interessante é que o celular conseguia guardar apenas trinta telefones na memória.
Por fim, o celular manteve apenas trinta minutos de conversa e o aparelho inteiro chegou a ter 33 centímetros. Para se ter uma ideia, o maior iPad disponível para venda tem 12,5 centímetros. Além disso, em sua adaptação, o DynaTAC 8000X ganhou uma telinha para que o usuário pudesse ver o número que estava discando.