Para sua segurança, saiba quando é o momento certo de trocar a bateria do celular

Há várias causas que motivam a troca da bateria, dentre elas a sua segurança.

A bateria de um celular é essencial para que ele possa ser utilizado, isso todos já sabem. Porém, um detalhe muito importante a que poucos se atentam é que, de tempos em tempos, é necessário checar a saúde da bateria do seu smartphone.

No sistema operacional iOS, fazer essa análise é uma tarefa muito simples: basta entrar em “Ajustes”, e depois, em “Bateria”. No entanto, o mesmo não pode ser feito no Android, pois, para descobrir a porcentagem disponível da sua bateria, é necessário um esforço a mais.

A maioria das pessoas tem dúvidas relacionadas à troca desse elemento de seus smartphones, e uma das principais incógnitas é: “Qual é o momento certo para substituir a bateria?”.

Na maioria das vezes, pode ser necessário trocá-la após completar dois ou três anos de uso. Essa pode ser uma ótima opção, caso trocar o seu smartphone não seja uma alternativa no momento.

As baterias de íons de lítio são usadas nos aparelhos eletrônicos mais comuns há pouco tempo, apesar de seu descobrimento ter acontecido ainda em 1912.

São justamente essas baterias as encontradas nos smartphones, bem como em notebooks e até mesmo em carros. Essa opção de bateria fornece maior duração e baixa manutenção. Contudo, infelizmente, é inevitável que ela acabe perdendo sua durabilidade ao longo dos anos.

Porém, conforme os anos se passam, é possível perceber algumas características no próprio aparelho, e isso poderá acabar prejudicando outras funções do dispositivo.

Mas, afinal, quando preciso trocar a bateria?

Confira abaixo alguns fatores que indicam que está na hora de fazer a troca da bateria:

1. Quando ela estiver estufada

Primeiramente, é possível ver que sua bateria está estufada apenas analisando a traseira do seu celular. No entanto, há outras formas de identificar: manchas brancas aparecendo na tela do celular ou uma pequena movimentação na tela assim que for pressionada.

Isso normalmente acontece quando os equipamentos de carregamento não são de boa qualidade. Mas não pense que esse inchaço da bateria não é perigoso, pelo contrário. Por isso, vá até uma assistência e troque sua bateria o quanto antes.

2. Quando você não conseguir carregar seu celular

Assim que você perceber que seu celular não está carregando como deveria, e constatar que seu carregador está funcionando adequadamente e, portanto, não há nenhuma relação com o problema, é a hora de verificar sua bateria, pois ela poderá estar bastante desgastada.

Além disso, quando o seu smartphone não consegue “segurar” a carga, é outro sinal de que você precisa trocá-la.

3. Quando ela ficar superaquecida, tome cuidado!

Embora possa parecer comum haver algum aquecimento durante o uso, isso não pode ocorrer recorrentemente. Neste caso, é uma boa ideia ir até uma loja e solicitar que troquem sua bateria. Isso porque o aquecimento irá diminuir a sua capacidade, fazendo com que, possivelmente, seu celular se desligue sozinho.

você pode gostar também